Tarifaço
Representante da Painco participa de reunião com vice-presidente sobre tarifaço
O objetivo do encontro foi buscar medidas para minimizar, a curto e médio prazo, os efeitos do tarifaço de 50% aplicado pelo EUA às exportações brasileiras
Publicado em
20/08/2025 às 21:42
Atualizado em
Uma comitiva de empresários, líderes sindicais do setor metalmecânico e políticos da região de Piracicaba se reuniu com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (20), em Brasília. O objetivo do encontro foi reivindicar medidas para reduzir, a curto e médio prazo, os impactos do tarifaço de 50% imposto pelo governo norte-americano às exportações brasileiras.
A comitiva contou com a participação da empresa metalúrgica riopedrense Painco, representada por Daniela Gobbo Cordeiro, além de André Antônio Simioni, da empresa Tecparts; Erick Gomes, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi); Wagner da Silveira, representante do Sindicato dos Metalúrgicos; o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD); e a deputada estadual Professora Bebel.
Na reunião, o Simespi pediu ao governo federal medidas de caráter emergencial, como apoio às exportações, preservação de empregos, garantia da competitividade da indústria local, desoneração temporária da folha de pagamento, devolução mais rápida de créditos de ICMS para exportadoras e o reforço das negociações diplomáticas com o governo norte-americano.
De acordo com o Simespi, o setor metalmecânico da região reúne mais de 1.400 empresas, que empregam mais de 30 mil pessoas. Se as tarifas persistirem, a estimativa é de que, a partir de novembro, cerca de 5.000 trabalhadores perderão seus empregos, representando um custo de R$ 60 milhões ao governo federal em seguro-desemprego e uma redução de aproximadamente R$ 2 milhões na circulação de recursos oriundos de vales-alimentação na economia local.
Responsável por 57,3% das exportações piracicabanas, o setor de máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos movimentou aproximadamente US$ 569 milhões. Desse montante, US$ 522 milhões, mais de 90% correspondem à Caterpillar, multinacional norte-americana que emprega cerca de 5 mil pessoas na região. Em nota, a empresa afirmou que acompanha as negociações e só tomará decisões de longo prazo quando houver mais clareza no cenário econômico.
Piracicaba é a 4ª cidade do Brasil que mais exporta para os EUA e, segundo estudo realizado pelo Estadão, é a mais afetada do país pelo aumento tarifário de Donald Trump. Estimativas apontam que, sozinha, a “Noiva da Colina” deve sofrer um impacto de aproximadamente US$ 1,3 bilhão. No primeiro semestre, os Estados Unidos responderam por US$ 701 milhões das exportações de Piracicaba, o equivalente a 32% das vendas externas do município.
Além do setor metalmecânico, os produtos de açúcar, confeitaria e químicos orgânicos também estão entre os segmentos que podem sofrer impactos.
Fonte: Leonardo Nocete - Portal da Cidade Rio das Pedras
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Quanto custa viver em Rio das Pedras em 2026?
21/06/2026 às 19:56
Prazo para declarar o Imposto de Renda termina nesta sexta-feira (29)
28/05/2026 às 14:52
Prazo do IR termina sexta e Rio das Pedras ainda tem 22,7% pendente
26/05/2026 às 11:51
Prazo para entrega do Imposto de Renda 2026 entra na reta final
17/05/2026 às 13:02
Jovem de 26 anos desaparece em Rio das Pedras e mãe pede ajuda da população
04/05/2026 às 16:46
Trabalhadores poderão usar até 20% do FGTS para pagar dívidas; entenda a proposta
29/04/2026 às 19:31