Portal da Cidade Rio das Pedras

ENTULHOS

Área é transformada em lixão a céu aberto em Rio das Pedras

Montanhas de resíduos, que vão de móveis a restos de entulho, passam de um metro de altura no local

Publicado em 21/01/2020 às 06:02
Atualizado em

Moradores de Rio das Pedras fazem descarte irregular de lixo no bairro Vitório Cezarino.

Uma área do bairro Vitório Cezarino tem se tornado um lixão a céu aberto, em Rio das Pedras (SP). Moradores dizem que vão pessoas de diversas partes da cidade realizar descarte irregular nas imediações. Há lixo jogado até ao lado de uma placa que proíbe esse tipo de crime ambiental, sob pena de multa.

A produção da EPTV, afiliada da TV Globo, constatou no local o descarte de lixo doméstico, entulho (restos de piso e tijolos), resto de poda e até móveis, como sofá e gavetas. O lixo toma conta até de uma plantação de soja que há ao lado.

Em um ponto a população pôs fogo e queimou um pouco do lixo e da vegetação.

"Para nós, que moramos aqui é ruim né. É um cheiro ruim. Se não tivesse lugar pra jogar, tudo bem, mas tem lugar pra jogar. Se todo mundo fizesse sua parte, não ficava uma coisa dessas", afirma o motorista José Maria de Paula.


Montanha de lixo no bairro Vitório Cezarino, em Rio das Pedras, passa de um metro de altura — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV


Segundo o autônomo Claudinei Mariano, pessoas de diversos locais da cidade e até de fora vêm realizar o descarte irregular.
"Eles vêm com caminhonete, caminhão, joga e vai embora. Pra eles está bom, e pra gente?", questiona.

Uma placa da Prefeitura de Rio das Pedras alerta que é proibido jogar lixo e entulho no local e que o infrator está sujeito a multa, conforme uma lei municipal. Há também um telefone para denúncia, mas bem ao lado da placa há lixo jogado.

"Achamos cobras, escorpiões, tem mau cheiro, é muito lixo, não tem nem como a gente querer ficar aqui no parquinho, de tanto lixo, sujeira e bichos", lamenta a dona de casa Eliane Uzeto, sobre uma área de lazer que fica nas imediações.

De resto de entulho a imóveis, área em Rio das Pedras recebe descarte irregular de diversos resíduos — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV


A prefeitura comunicou, em nota, que fará a limpeza do local até o final da semana, com o lixo doméstico sendo recolhido junto com a a coleta de lixo que ocorre no bairro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã.

"O entulho (resto de material de construção e móveis) será encaminhado para local credenciado para receber e processar esse tipo de material", acrescentou.

Vídeo: Por EPTV 1

Fonte:

Deixe seu comentário