Portal da Cidade Rio das Pedras

FALTA D'ÁGUA

Com nível de represas baixo e sem chuvas, Rio das Pedras inicia racionamento

Abastecimento está sendo suspenso por sete horas diariamente; um dos pontos de captação de água na cidade está com nível 70% abaixo do normal

Publicado em 16/10/2019 às 06:40

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Pedras - SAAE começou a fazer racionamento no abastecimento da cidade. A medida teve que ser tomada por causa do nível baixo das represas da cidade, que não se recuperaram com a estiagem. De acordo com a prefeitura, não há previsão de quando o racionamento irá terminar.

A cidade tem três pontos de captação de água para abastecer as casas, e segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), um deles, que fica na Fazenda São Jorge, baixou cerca de 70%.

Com a escassez de chuvas na região, a prefeitura decidiu iniciar o racionamento de água. A medida suspenderá o abastecimento na cidade durante sete horas por dia, entre 9h e 16h. Os moradores reclamam dos transtornos.

"[Sete] horas sem água por dia. É ruim né, porque a gente tem casa pra cuidar", comenta a agricultora, Aparecida Franco.

Essa não é a primeira vez que o município precisa tomar esse tipo de medida por causa do baixo nível das represas. No ano passado, a prefeitura também iniciou o racionamento em julho e durou até o início deste ano. Em 2014, a cidade também teve que fazer interrupções no fornecimento de água e a medida durou até fevereiro de 2015.


Aumento de consumo

Em 2018, quando a cidade teve que fazer o racionamento novamente, a prefeitura afirmou que estavam previstas intervenções na represa São José Viegas e Bom Jesus, além da construção de três reservatórios nos bairros São Cristóvão, Bom Jardim e Luiz Massud Coury. À época, a informação era de que as limitações financeiras do município dificultavam a execução de melhorias.

O Superintende do SAAE, Davi Gonçalves, afirmou que, além do São Jorge, os outros pontos de captação de água também estão com problemas. Para tentar resolver a situação, ele afirma que estão previstos a perfuração de outros dois postos, mas o processo está em licitação.

"Estamos tomando algumas providências, mas isso leva tempo", disse. Segundo ele, o trabalho precisa de estudos técnicos e procedimentos, como outorga, para perfurar outros pontos, o que leva tempo, mas que está em andamento.

Fonte:

Deixe seu comentário