Portal da Cidade Rio das Pedras

RIO DAS PEDRAS

Comércio deverá ter abertura gradual a partir de segunda-feira (01/06)

Decreto do Executivo estabelece medidas sanitárias para adequação dos comércios essenciais e não essenciais com o propósito da reabertura

Publicado em 30/05/2020 às 00:48
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Rio das Pedras)

Após o governador João Dória anunciar o Plano São Paulo, que possibilita a retomada das atividades econômicas de forma gradual, variando de acordo com a capacidade do sistema de saúde e a evolução da pandemia, o prefeito Carlos Defavari elaborou um decreto que estabelece medidas sanitárias para adequação dos comércios essenciais e não essenciais com o propósito da reabertura. Para que entre em vigor, contudo, será preciso a aprovação da redação pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e publicação em Diário Oficial do Município.

O plano de retomada das atividades econômicas em Rio das Pedras tem como base a Fase 3, de Flexibilização, do Plano São Paulo. Nele são retomadas, de forma gradual, as atividades do comércio, serviços, bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias a partir da próxima segunda-feira (01/06). O uso de máscaras segue obrigatório para as pessoas que saírem de suas residências.

O atendimento presencial poderá ocorrer de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h, e aos sábados, das 9 às 13h. É proibido o acesso de clientes sem máscaras aos estabelecimentos, podendo os proprietários fornecer equipamentos de proteção aos clientes. Deverão disponibilizar também álcool em gel 70% em pontos de fácil acesso, principalmente na entrada dos estabelecimentos. O número de pessoas dentro das lojas deverá ser de uma a cada 10 metros quadrados, respeitando a distância mínima de 1,5 metro, inclusive nas filas dos caixas.

A atenção especial com a higiene do espaço também é importante. Por isso, os responsáveis deverão ampliar a frequência de higienização com álcool 70% ou hipoclorito 1% das bancadas, pisos, superfícies, equipamentos e utensílios utilizados. Banheiros deverão ter disponíveis sabonete líquido, papel toalha em recipientes próprios e lixeiras acionadas por pedal.

Os estabelecimentos deverão propiciar boa ventilação nos ambientes, mantendo portas e janelas abertas. Em caso de ambiente climatizado, realizar a higienização dos aparelhos de ar-condicionado semestralmente.

Restaurantes, lanchonetes, padarias e bares poderão permitir o consumo local, observado o limite máximo até às 23 horas, respeitado o limite de seis horas diárias seguidas. As superfícies de toque (cadeiras, mesas, bancadas, cardápios e comandas), bem como pisos, paredes e bancadas, deverão ser higienizadas após cada uso. Os talheres deverão ser higienizados e embalados de forma individualizada, a fim de evitar a contaminação cruzada. Também será reduzida a quantidade de mesas nos estabelecimentos, de forma a aumentar a distância entre as mesmas, diminuindo o número de pessoas no local para no máximo 40% da capacidade de ocupação habitual, guardando distância mínima de 1,5 metro entre mesas. No caso de self-service, durante o autoatendimento o cliente deverá utilizar máscara social de proteção para coleta da alimentação, bem como ter higienizado obrigatoriamente suas mãos quando ao ingresso no estabelecimento.

A fiscalização caberá à Secretaria da Saúde por meio da Vigilância Sanitária, Fiscalização do Comércio e Guarda Civil Municipal.

De acordo com análise do governo estadual, a região de Rio das Pedras está classificada na Fase 2, de controle. Contudo, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, os índices rio-pedrenses deixam a cidade na Fase 4, de abertura parcial. Isso porque a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid é zero, uma vez que os cinco leitos estão vagos; foram confirmados quatro novos casos nos últimos sete dias frente a nove confirmados na semana anterior; assim como não houve internação na última semana, nem óbitos ocasionados pelo coronavírus.

“Pela análise regional, estamos na Fase 2, que permite ao comércio atuar durante apenas 4 horas e com capacidade 20% limitada. Já na Fase 4 é permitida a abertura do comércio, bares, restaurantes salões de beleza, barbearias e academias. Dessa relação, optamos por aguardar um pouco mais a reabertura das academias, pois é um ambiente onde as pessoas transpiram demais, utilizando aparelhos e equipamentos compartilhados”, explicou o prefeito Carlos Defavari.

Quanto à liberação de atividades religiosas, o Plano São Paulo não leva em consideração a volta dos cultos e missas. “Esse é um tema que estamos analisando à parte. Nesta semana nos reunimos com pastores e padres, juntos estamos elaborando um decreto que permita a reabertura com todos os cuidados necessários. Na próxima semana teremos novidades sobre o tema”, completou.

“Ainda que façamos essa flexibilização do comércio, apelamos para que as pessoas evitem sair de casa. Se sair, usem máscaras e evitem aglomerações”, finalizou Carlos Defavari.

Fonte: Jornal O Verdadeiro




NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


CLIQUE AQUI para acessar nossa página do Facebook



CLIQUE AQUI para acessar o perfil do Instagram



CLIQUE AQUI para acessar o perfil do Twitter



CLIQUE AQUI para acessar nosso canal do YouTube



CLIQUE AQUI para entra no Grupo 1 do Portal da Cidade



CLIQUE AQUI para entra no Grupo 2 do Portal da Cidade



CLIQUE AQUI para fazer parte da nossa lista de transmissão e receber as notícias e informações 
(Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados)



CLIQUE AQUI para assistir AO VIVO a cidade de Rio das Pedras

Fonte:

Deixe seu comentário