Portal da Cidade Rio das Pedras

ATENÇÃO!!!

Ministério Público recomenda não reabrir comércio de Rio das Pedras

Prefeitura de Rio das Pedras recebeu recomendação do Ministério Público para que não fosse publicado o decreto permitindo a reabertura gradual do comércio

Publicado em 01/06/2020 às 03:28
Atualizado em

Ministério Público recomenda que Decretro de reabertura gradual não seja publicado (Foto: Site Oficial da Prefeitura)

Na sexta-feira (29), o prefeito Carlos Defavari se reuniu com secretários municipais e diretores da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Rio das Pedras) com o propósito de aquedar o Plano São Paulo anunciado pelo governador João Dória à realidade de Rio das Pedras. 

Com base nos cálculos propostos pelo Governo do Estado, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a realidade rio-pedrense permite uma flexibilização maior na reabertura gradual. Contudo, de acordo com o DRS-X (Departamento Regional de Saúde – Piracicaba), a região do estado que Rio das Pedras faz parte exige maior rigidez quanto a reabertura do comércio.

Com base nas informações da região de Piracicaba apresentadas pelo Governo do Estado frente a minuta do decreto aprovada pelo comitê municipal da Covid-19, o Ministério Público recomendou que o prefeito não publique o decreto com o texto aprovado pelo comitê. A Promotoria de Justiça de Rio das Pedras sugere a estrita adequação do documento municipal ao decreto estadual que institui o Plano São Paulo para combate à Covid-19, em especial quanto a classificação do DRS-X, que insere Rio das Pedras na Fase 2.


“Recebemos a recomendação do Ministério Público na tarde de domingo. Na manhã desta segunda-feira voltamos a nos reunir com secretários e diretores da Acirp para definir o decreto que estabelece a forma de atendimento dos setores não essenciais durante a pandemia. Suspendemos a publicação do decreto e iremos reavaliar a situação. Por hora, o comércio deve seguir da mesma forma que nas semanas anteriores”, explicou o prefeito Carlos Defavari.

Fase 2 do Plano São Paulo – Conforme estabelece o decreto estadual, na fase que a região de Rio das Pedras pertence, comércio e serviços devem atuar com capacidade de 20% limitada, funcionamento por 4 horas seguidas e adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos. O consumo local em bares, restaurantes e similares não é permitido, assim como o funcionamento de salões de beleza, barbearias e academias de esportes não estão autorizados.

Proposta de decreto municipal – De acordo com a minuta do decreto aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Covid-19, o plano de retomada das atividades econômicas em Rio das Pedras tinha como base a Fase 3, de Flexibilização, do Plano São Paulo. Nele são retomadas, de forma gradual, as atividades do comércio, serviços, bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. O atendimento presencial poderia ocorrer de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h, e aos sábados, das 9 às 13h. O número de pessoas dentro das lojas deveria ser de uma a cada 10 metros quadrados, respeitando a distância mínima de 1,5 metro, inclusive nas filas dos caixas.

Restaurantes, lanchonetes, padarias e bares poderiam permitir o consumo local, observado o limite máximo até às 23 horas, respeitado o limite de seis horas diárias seguidas. Também seria reduzida a quantidade de mesas nos estabelecimentos, de forma a aumentar a distância entre as mesmas, diminuindo o número de pessoas no local para no máximo 40% da capacidade de ocupação habitual, guardando distância mínima de 1,5 metro entre mesas.

VEJA A RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO




NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS


CLIQUE AQUI para acessar nossa página do Facebook



CLIQUE AQUI para acessar o perfil do Instagram



CLIQUE AQUI para acessar o perfil do Twitter



CLIQUE AQUI para acessar nosso canal do YouTube



CLIQUE AQUI para entra no Grupo 1 do Portal da Cidade



CLIQUE AQUI para entra no Grupo 2 do Portal da Cidade



CLIQUE AQUI para fazer parte da nossa lista de transmissão e receber as notícias e informações 
(Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados)



CLIQUE AQUI para assistir AO VIVO a cidade de Rio das Pedras

Deixe seu comentário