Portal da Cidade Rio das Pedras

RECICLUS

Rio das Pedras agora conta com ponto de entrega voluntária (PEV) para lâmpadas

O ponto fica localizado na loja “COPEL – Elétrica, Hidráulica, Ferramentas e Pisos” localizada na rua São Vicente de Paula, 623.

Publicado em 22/11/2022 às 08:30
Atualizado em

A Secretaria do Meio Ambiente comunica a toda a população riopedrense que foi criado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para descarte de lâmpadas no município em parceria com a operadora de logística reversa Reciclus. Cabe ressaltar que só serão aceitas, lâmpadas que foram utilizadas em residências. Já aquelas utilizadas em comércios ou em larga escala, a entrega deverá ser feita nas lojas onde as mesmas foram adquiridas.

O ponto fica localizado na loja “COPEL – Elétrica, Hidráulica, Ferramentas e Pisos” localizada na rua São Vicente de Paula, 623, Res. Pq. Cambara, e fica aberto das 8h às 17h (mais informações: https://g.co/kgs/gnevfY).


Por conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em coletores especiais. Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei, fabricantes, comerciantes e importadores devem implementar a logística reversa desse material.

No Brasil, existe uma geração anual de resíduos de lâmpadas fluorescentes estimada em 206 milhões de unidades. No entanto, apenas 6% desse montante é descartado de forma correta. Os dados são de um artigo técnico publicado em 2014 pela revista Engenharia Sanitária Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Lâmpadas fluorescentes armazenadas para a reciclagem

Descartar corretamente é uma prática que necessita de urgência, pois as lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio e outras substâncias nocivas para a saúde e à natureza. Elas nunca devem ser jogadas no lixo comum e seguir para o aterro sanitário, pois o descarte incorreto polui o meio ambiente e intoxica as águas.

As intoxicações mais severas do mercúrio no corpo humano podem causar doenças pulmonares, renais e neurológicas irreversíveis. “A substância química produz efeitos nos rins, fígado e no sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns são a redução da visão periférica, perda da coordenação motora, dificuldades na fala, audição e fraqueza muscular”, conta. Em casos mais graves, pode provocar sequelas e até a morte.

“Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Rio das Pedras Rafael Bonassa, o serviço que passará a ser prestado no município não possui quaisquer custos, e tem por objetivo o descarte correto das lâmpadas recebidas. Outro ponto importante é que a SEMA vem trabalhando dioturnamente para o desenvolvimento de outros acordos setoriais que abranjam a logística reversa de determinados produtos, como o caso das embalagens dos óleos lubrificantes, desenvolvido pelo Instituto Jogue Limpo e divulgados na última semana. Ainda ele complementa, que o foco da SEMA a partir de agora serão as pilhas, baterias e lixo eletrônico, que estão em fase final de desenvolvimento e em breve será disponibilizado para a população”

Quer saber mais sobre a Reciclus?
Acesse: https://reciclus.org.br/sobre/





🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário