Portal da Cidade Rio das Pedras

VISITA

Vereadora Vanessa Botam visita Hospital Ilumina

Vanessa Botam visitou, nesta semana, o Hospital da Fundação Ilumina, em Piracicaba, que atua na prevenção e diagnóstico precoce do câncer na região

Publicado em 06/05/2021 às 01:34

Vereadora Vanessa Botam em visita ao Hospital Ilumina (Foto: Assessoria da Vereadora)

A vereadora Vanessa Botam visitou, nesta semana, o Hospital da Fundação Ilumina, em Piracicaba, que atua na prevenção e diagnóstico precoce do câncer na região. Recebida pelo gestor da unidade, Marcos Ziminani (morador de Rio das Pedras), e por parte da equipe administrativa, a parlamentar conheceu a estrutura do local, que conta com consultórios e laboratórios de última geração.


“É até difícil de acreditar que se trata de um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da modernidade da estrutura, o lado humano se sobressai. Poder exemplo, as placas de identificação dos consultórios não têm números e sim adjetivos e verbos motivacionais. Os corredores têm quadros para mostrar a beleza da vida, enquanto que na recepção há um piano de cauda que é tocado por pacientes e profissionais voluntários. Na sala ‘Apodere-se’, perucas e lenços mostram que o câncer não acaba com a vaidade, em especial a feminina, muito menos é o fim da vida e sim o início de um novo ciclo”, ressalta Vanessa Botam.

O Ilumina faz atendimentos gratuitos de pacientes com câncer de mama, colo de útero, boca, pele, intestino e pulmão. Os casos de câncer de mama são 63% da demanda do hospital, que funciona por meio de doação de empresas e pessoas que acreditam no projeto de incentivar a busca ativa de casos precoces, incentivar a prevenção e dar o acolhimento humanizado aos pacientes.

“É incrível contar com um atendimento de tamanha qualidade para pessoas que precisam de amparo e respaldo no momento tão delicado que é o diagnóstico de um câncer e tudo isso gratuito, não só para pacientes de Piracicaba como também de Rio das Pedras, Saltinho e região”, destaca a vereadora.


Depois do tour pelo hospital, Vanessa Botam foi recebida pela médica Adriana Brasil, fundadora e presidente do Conselho Administrativo da Fundação Ilumina. “Ficamos honrados em receber a visita de pessoas como a Vanessa, interessadas no povo e com a causa câncer que mata muito mais do que o Covid. Todo mundo esqueceu as outras doenças”, enaltece Adriana Brasil, que completa: “nossa amplitude é regional, estendemos o programa busca o câncer ainda silencioso, sem sintomas, para cidades vizinhas. Rio das Pedras, para nós, é uma cidade como se fosse Piracicaba. Então, ter essa atenção especial para um programa inovador de rastreamento ativo organizado, ter a presença da vereadora preocupada com os munícipes é muito legal. Queremos fazer uma parceria com a cidade, levar a carreta para Rio das Pedras”.

Entre os atendimentos disponibilizados pela instituição está a Carreta Ilumina, com agendamentos de atendimento via whatsapp diretamente com a Fundação. A capacidade diária é de 50 exames de mamografia, 14 exames de pele e 20 de boca.

“Levar a carreta do Ilumina para Rio das Pedras é um sonho para mulheres e homens que tenham alguma questão relacionada ao câncer. Espero conseguir essa grande parceria e já estou trabalhando para viabilizá-la. Caso seja diagnosticado alterações nos exames, o paciente passa por avaliação médica e exames complementares no Hospital Ilumina. A prevenção é a melhor alternativa sempre”, afirma a vereadora Vanessa Botam.

“São pessoas inovadoras e visionárias como a Vanessa Botam que são capazes de levar coisas tão diferentes para as cidades que representam. Nossa missão é levar a humanização para toda a região, por onde passamos queremos transformar a realidade do câncer”, finaliza a médica Adriana Brasil.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário