Portal da Cidade Rio das Pedras

ECONOMIA

Taxa de desemprego sobe e atinge 8,5 milhões de brasileiros em fevereiro

Segundo o IBGE, a alta da desocupação foi provocada pelo aumento da procura por empregos no início do ano.

Publicado em 28/03/2024 às 10:50
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

A taxa de desemprego no Brasil alcançou 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (28). Trata-se de uma leve alta em relação aos 7,5% registrados no trimestre anterior, terminado em novembro. 

Segundo o IBGE, a alta da desocupação foi provocada pelo aumento da procura por empregos no início do ano, tendência que costuma acontecer após o término de contratos temporários.

O mercado de trabalho no Brasil vem mostrando resiliência desde o ano passado, mas sazonalmente há uma tendência de aumento no número de desempregados nos primeiros meses do ano.

Ainda assim, analistas avaliam que a taxa de desemprego deve permanecer baixa por algum tempo, acompanhando o desempenho da economia. 

O aumento da taxa de desemprego nessa época do ano está associado ao retorno de pessoas que, eventualmente, tinham interrompido a sua busca por trabalho em dezembro e voltaram a procurar uma ocupação nos meses iniciais do ano seguinte.

Fonte:

Deixe seu comentário