Portal da Cidade Rio das Pedras

EDUCAÇÃO

Aulas da Rede Municipal retornam nesta terça com 50% da capacidade

No primeiro semestre o limite de estudantes foi de 35%. Contudo, a presença continua não sendo obrigatória durante o período de pandemia

Publicado em 23/07/2021 às 07:46
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

As aulas do segundo semestre na Rede Municipal de Ensino retornam nesta terça-feira (27). De acordo com a Secretaria de Educação, o retorno terá 50% da capacidade das turmas, com os alunos revezando semanalmente. No primeiro semestre o limite de estudantes foi de 35%. Contudo, a presença continua não sendo obrigatória durante o período de pandemia.

“Com o atual ritmo de vacinação contra o Covid, acreditamos que até o final do ano chegaremos a 100% da capacidade nas aulas. Com o aluno frequentando as aulas durante toda a semana analisamos ser mais produtivo, ao invés de ir intercalando os dias de aula. Todo material impresso continuará sendo disponibilizado nas secretarias das escolas, assim como foi no início do ano”, explicou Daniel Gonçalves, secretário da Educação.

Durante o período de férias neste mês, a Educação procurou realizar pequenos reparos nas escolas. Neste ano, mensalmente, foram encaminhados para as diretorias das escolas valores que possibilitem essas melhorias e deem autonomia para cada equipe de coordenação.

“Mesmo com as dificuldades financeiras, temos conseguido realizar pequenas reformas. As grandes obras que são necessárias serão licitadas e executadas durante este segundo semestre, desde que haja disponibilidade financeira”, completou Gonçalves.

Retorno com 100% no Estado – O governo de São Paulo decidiu que as escolas públicas e privadas do estado da educação básica poderão retomar as aulas com até 100% da capacidade a partir de agosto, respeitando o distanciamento de 1 metro entre os estudantes.

A secretaria estadual da Educação afirma que cada escola vai poder avaliar se tem capacidade para retomar as atividades presenciais, obedecendo às normas de distanciamento estabelecidas.

“Permanecer com as escolas abertas e seguras para o desenvolvimento de aulas e atividades presenciais, ainda durante a pandemia de Covid-19, é medida essencial para garantir a aprendizagem e a manutenção da segurança física e mental de crianças e jovens”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingenciamento do Coronavírus por meio de nota técnica.

Segundo Menezes, a pandemia já dura quase um ano e meio e “diferentes estudos nacionais e internacionais alertam para os danos da ausência de atividades presenciais nas escolas ao longo deste período”.

No mesmo decreto que permite o retorno das atividades com 100% dos estudantes é definido que os profissionais da educação só podem voltar para a trabalhar 14 dias após a segunda dose.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário