Portal da Cidade Rio das Pedras

WI-FI GRÁTIS

Projeto de alunos da UNIVESP leva WI-FI grátis à população

Vereador Carlos Sicca, defensor de investimentos em educação, auxilia o grupo na viabilização jurídica para que o projeto possa ser levado a outras áreas

Publicado em 01/07/2019 às 05:41
Atualizado em

Um grupo de alunos do curso de Engenharia da Computação do polo de Rio das Pedras da UNIVESP (Univesidade Virtual do Estado de São Paulo) iniciou a implantação de internet via wi-fi gratuita em espaço público. A primeira experiência foi colocada em prática no último dia 19 de junho (permanecerá ativa por um mês), na sede do polo da universidade, que fica no mesmo prédio da Biblioteca Municipal, ao lado de duas escolas públicas, próximo a uma área de lazer, perto do velório e do estádio municipal.


Alunos responsáveis pelo projeto, representantes do polo Rio das Pedras da UNIVESP e o vereador Carlos Sicca posam em frente a universidade, enquanto jovens desfrutam do wi-fi grátis no dia do lançamento do projeto.


O objetivo é viabilizar a implantação em outras áreas públicas por meio de parceiros que se interessem pela exploração dos espaços publicitários (o que já permitido por lei), sem que haja custo para o poder público local. O vereador Carlos Sicca (PV), defensor de investimentos em educação, auxilia o grupo na viabilização jurídica para que o projeto possa ser levado a outras áreas.  

Intitulado "Rio das Pedras Cidade Online - Internet gratuita nos espaços públicos”, o trabalho foi concebido na disciplina Projeto Integrador, desenvolvida semestralmente pelos alunos. “O Projeto Integrador faz com que os alunos fortaleçam as relações interpessoais ao se conhecerem e trabalharem em grupo. Ele é totalmente voltado para a parte prática, com a finalidade de que sejam desenvolvidos projetos para colaborar com a cidade”, disse Felipe Diehl, orientador do polo da UNIVESP em Rio das Pedras.

O tema do Projeto Integrador para o primeiro semestre de 2019 foi “Os Reflexos de uma Sociedade Competitiva e Globalizada na Ocupação dos Espaços Urbanos Públicos e Privados”.

Mediadora do polo da Univesp em Rio das Pedras, Lilian Belfante, explicou que, dentro do tema global, os alunos devem definir objetivos específicos. “Esse grupo escolheu as praças públicas por considerar que é necessário fazer a sociedade ir mais pras ruas, para as pessoas se comuniquem de uma melhor forma”.

A intenção do grupo é usar uma ferramenta da modernidade, a internet, para resgatar velhos hábitos. “Normalmente quando os pais planejam sair de casa, pensam nos filhos que irão precisar de dados de internet para usar o celular. Oferecendo internet gratuita nos espaços públicos, nosso objetivo é levar as famílias para esses espaços , que hoje são muito pouco utilizados, e viabilizar uma maior socialização, a exemplo do que tínhamos antigamente”, disse Valdecir Donisete Rodrigues, aluno do curso de Engenharia da Computação da Univesp, e um dos integrantes do grupo.


Em frente ao banner colocado no dia do lançamento do projeto, alunos responsáveis pela elaboração, ao lado de representantes do polo Rio das Pedras da UNIVESP e do vereador Carlos Sicca.


Anderson Juliano Gonzales, outro aluno membro do grupo, explicou que o custo de implantação é baixo e que os contatos com os possíveis parceiros têm sido animadores. Um desses parceiros se prontificou imediatamente a viabilizar o projeto piloto.  

“Buscamos as melhores ferramentas, os melhores equipamentos, que tivessem preços acessíveis para as empresas. O custo de implantação é muito baixo (em torno de R$ 500 a R$ 600) em relação ao benefício que pode proporcionar”, relatou.

Passo decisivo para que possa ser implantado no maior número de espaços públicos possível, agora, é a viabilização jurídica, trabalho para o qual o grupo conta com o acompanhamento do vereador Sicca.

“Por se tratar de sinal de internet, tem algumas questões que estão sendo verificadas pelo Poder Legislativo. Será preparada uma lei com todos os parâmetros, prevendo qualquer possibilidade de mau uso do sinal de internet”, afirmou Valdecir Rodrigues.

Além de Anderson Juliano Gonzales e Valdecir Rodrigues, integram o grupo: Adriana Natalie Possignolo Martim, Alexandre Bortolato, José Vinícius Amorim, Magali Araújo e Márcia Cristina de Oliveira Corrêa. O grupo agradece às empresas MZL Net e Nova Imagem Impressões pelo apoio decisivo para viabilizar o projeto piloto.

Vídeo e Texto: Revista Nossa

Fonte:

Deixe seu comentário