Portal da Cidade Rio das Pedras

BOA AÇÃO

O futebol que educa e conscientiza

Craque Nota 10, projeto que visa promover a socialização e o desenvolvimento físico/motor de crianças de 5 a 17 anos

Publicado em 13/05/2019 às 22:33
Atualizado em

Momento do treinamento da Associação Esportiva Craque Nota 10 (Foto: Karla Camargo)

Associação Esportiva Craque Nota 10, nasceu de um sonho do ex jogador de futebol Elso Francisco Maciel. Hoje Elso, pai de família, sentia a necessidade de trabalhar nas crianças o conceito de cidadania e idealizou nesse projeto ser uma extensão da casa e da escola. “O projeto foi iniciado há dois meses e meio, começamos com 37 crianças e hoje já são 120. Não sabíamos que iria dar essa repercussão”, conta Elso.

O idealizador teve ajuda de sua esposa e vice-presidente Ariana Martin Maciel, de Alex de Almeida que abraçou o projeto e se tornou o 1º Tesoureiro e de Donny Cezarin que também jogou na posição de goleiro nas bases de times como São Paulo e União São João é o 2º Tesoureiro.

“O futebol e qualquer tipo de esporte além de tirar as crianças desse mundo virtual, socializa, salva e muda a vida deles”, afirma Elso. “Hoje as crianças pouco interagem em casa, sempre de cabeças baixas. Nós aqui estimulamos a melhorarem nesse aspecto de socialização”, continua Alex.

Esse projeto está coligado com o boletim escolar, as crianças devem apresentar seu rendimento na escola e caso tenham notas baixas serão orientados e não poderão participar de atividade externas, como uma excursão.


 


Solismar Antonio Leitske é pai de Rafael de 10 anos e sempre acompanha o filho nos treinos e comenta o entusiasmo do filho com a pratica do futebol e sua considerável melhora no comportamento na escola e em casa. “Estávamos tendo dificuldade com nosso filho na escola e em casa, dificuldades comuns que todos passam, mas a partir do momento em que minha esposa descobriu o projeto e matriculamos ele, tudo mudou, hoje podemos atribuir que nesses dois meses que ele frequenta, o desempenho na escola e o comportamento em casa, melhorou 40 %. Ele não a vê a hora de chegar o fim de semana, para ele ir para o futebol”.

A princípio a escolinha iria atender crianças dos bairros São Carlos, Bom Retiro, São Pedro e Bom Jardim, mas devido à grande procura atende toda a cidade.  Na associação além de meninos, optaram por trabalhar com meninas e também atendem quatro crianças com deficiência física, promovendo a inclusão social. 

O espaço que acontecem os treinos, foi cedido pela Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, era uma área verde do bairro Bom Jardim que estava em situação precária, segundo Elso, e eles tiveram que adaptar para poder receber os alunos. O projeto é voluntário e sem fins lucrativos e depende da ajuda de alguns empresários para ele possa acontecer. Uma empresa do ramo metalúrgico fez a doação do alambrado que está em vias de ser instalado, os demais materiais foram conquistados com a ajuda e o esforço dos envolvidos no projeto.


O próximo passo agora é aguardar o registro da Associação Esportiva Craque Nota 10 em cartório e o encaminhamento à Receita Federal, para com isso receber ajuda do Governo Estadual através das leis de incentivo ao esporte. “É burocrático, mas está tudo legalizado”, continua Elso.

Donny Cezarin / 2º Tesoureiro / Treinador de goleiros

FORMAR CIDADÃOS!

Mesmo tendo a base de futebol profissional, a escolinha de futebol não quer revelar novos jogadores, mas incentivar e formá-los socialmente. “O intuito nosso é formar cidadãos, não é montar um time para competir, é formar um cidadão consciente daquilo que ele faz. Ter disciplina, concentração, trabalhar a coordenação motora, para ajudar essa criança no dia-a-dia estar evoluindo na escola e, conquistar respeito como cidadão e inseri-lo na sociedade de uma forma positiva”, comenta Donny.

Donny Cezarin / 2º Tesoureiro / Treinador de goleiros

As aulas acontecem todos os sábados e domingos no campo situado à rua Adelina Rinaldo Perissato, no bairro Bom Retiro. Os horários dos treinos são divididos por faixa etária, no sábado crianças de 11 a 17 anos treinam das 14:30 às 16:00, crianças de 5, 6 e 7 anos das 16:00 às 17:00 e de 8, 9 e 10 anos das 17:00 às 18:00, já no domingo os treinos acontecem no período da manhã: das 8:00 às 9:00 são as crianças de 5, 6 e 7 anos, das 9:00 às 10:00 – 8,9 e 10 anos e o último horário das 10:00 às 11:00 são os de 11 a 17 anos.

Por: Karla Camargo


Fonte:

Deixe seu comentário