Portal da Cidade Rio das Pedras

ESTÉTICA

A importância de um bom cirurgião plástico

Para saber da importância de um bom cirurgião plástico, é necessário compreender como funciona o trabalho desse profissional

Publicado em 07/04/2022 às 18:10
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Está pensando em fazer algum procedimento estético, mas ainda não sabe qual é a importância de um bom cirurgião plástico? Esse profissional é um dos principais responsáveis por aumentar a autoestima e, ainda por cima, por devolver a aparência real de algumas partes do corpo em casos de acidente.

No entanto, assim como qualquer outro profissional da área da saúde, é necessário saber se ele possui qualificação para trabalhar na área. Lembre-se que o cirurgião plástico irá lidar com o seu corpo e muitos dos resultados obtidos ficam para sempre, ressaltando ainda mais a importância da escolha.

Como funciona o trabalho do cirurgião plástico?

Para saber da importância de um bom cirurgião plástico, é necessário compreender como funciona o trabalho desse profissional. A principal função de um cirurgião plástico é mostrar para os seus pacientes que há a possibilidade de fazer algumas mudanças no corpo, mas de uma maneira muito sutil e natural.

Além disso, há alguns procedimentos que são realizados de uma forma tão competente que se torna imperceptível. Esse processo cirúrgico, na maior parte dos casos, tem como principal objetivo trazer uma maior valorização social para a autoestima. Dessa forma, cabe ao profissional ficar atento aos pedidos em excesso.

Um cirurgião plástico competente vai muito além de uma formação técnica adequada. Ele também precisa conhecer muito sobre ética, garantindo que os procedimentos cirúrgicos realizados em um paciente não extrapolam qualquer tipo de limite. Ao médico, sempre caberá uma avaliação profissional e com conduta ética.

O principal papel adotado por um cirurgião plástico é o de estabelecer se as necessidades de seus pacientes são, de fato, reais. Além disso, também é necessário compreender se determinadas solicitações são necessárias ou qual o tipo de tratamento mais indicado para cada caso.

Pesquisa e informação sempre devem acompanhar o paciente

Para compreender melhor sobre a importância de um bom cirurgião plástico, é necessário fazer várias pesquisas e ter informações em mãos. É muito comum que, em alguns casos, muitas pessoas não se informem sobre o que pretendem fazer, seja uma rinoplastia ou a inserção de uma prótese mamária.

Tomar decisões por impulso, principalmente quando falamos sobre procedimentos cirúrgicos, não é o mais inteligente a se fazer. Dessa maneira, cabe ao paciente fazer uma vasta pesquisa sobre o procedimento estético, todas as suas especificidades e, principalmente, o tempo de recuperação.

Após realizar toda essa filtragem, também será necessário começar a procurar algumas informações referentes aos médicos que realizam um determinado tipo de procedimento e em quais centros cirúrgicos atuam. Pesquisar preços e avaliar os gastos com a recuperação também é de extrema importância.

Por que procurar um cirurgião plástico capacitado?

A importância de um bom cirurgião plástico é indiscutível para quem deseja realizar um procedimento seguro, bem feito e, ainda por cima, com uma recuperação rápida. Todos os profissionais da área deverão ser escolhidos com muita cautela, visto que os resultados das cirurgias são definitivos e podem fazer diferença na autoestima.

Ao procurar por um cirurgião ideal, é necessário levar em consideração que a sua busca precisa tomar como base o afastamento de erros cirúrgicos e qualquer tipo de problema futuro. Procure, sempre, ter a certeza de que aquele determinado profissional é capacitado, utilizando algumas das informações abaixo.

Indicações

Uma das formas mais simples de conhecer um bom cirurgião plástico está diretamente relacionada com as indicações. Se alguma amiga ou amigo já fizeram algum procedimento estético com determinado profissional, peça dicas e informações. Cirurgiões que possuem um grande número de indicações costumam ser mais confiáveis.

Certificação

Ainda avaliando a importância de um bom cirurgião plástico, é necessário verificar se ele possui certificação. É necessário que o cirurgião esteja diretamente ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Isso fará com que a sua segurança ao longo do procedimento estético seja inteiramente garantida, entregando resultados assertivos.

Participação em eventos da área

Outra dica muito relevante é a de verificar se o profissional possui participação em congressos, fez publicações em artigos da área ou se tem alguma especialização. Isso fará com que o paciente possa ter a certeza de que ele é capacitado, tomando como base toda a trajetória que envolve a sua carreira.

Tire todas as suas dúvidas com o profissional

A importância de um bom cirurgião plástico está até mesmo no primeiro contato entre o profissional e o paciente. A primeira consulta será a mais importante para que todas as dúvidas sejam tiradas e um vínculo de confiança seja criado, garantindo uma boa operação para ambos os lados.

Além disso, é importante que o médico saiba responder todos os questionamentos e reduzir os medos de seus pacientes. É necessário que ele se sinta totalmente acolhido, a um ponto em que possa se sentir confortável em realizar a operação. Sendo assim, o melhor a se fazer é ter um diálogo sincero com o cirurgião.

É válido dizer que o paciente jamais deverá sair com dúvidas do consultório, visando uma boa integração entre o cirurgião e a pessoa que será operada. Também cabe ao paciente ser sincero ao máximo que conseguir, visto que o profissional não poderá atuar sem informações relevantes.

Atente-se às instalações médicas e ao pré-operatório

Além de avaliar a importância de um bom cirurgião plástico, também é necessário ficar atento ao local onde ele atua. As instalações médicas são relevantes para garantir que todo o procedimento médico seja realizado da melhor maneira possível. Além disso, todo bom profissional sabe da importância de garantir a segurança dos pacientes.

Ambientes que são visivelmente inapropriados e fora dos padrões exigidos deverão ser imediatamente descartados. Também há locais que não oferecem suporte para os pacientes no pós-operatório, o que precisa ser observado e, também, evitado ao máximo para impedir qualquer complicação futura.

É importante que, além de ficar de olho na importância de um bom cirurgião plástico, você também possa saber quando um pré-operatório é realizado de forma adequada. Além de solicitar todos os exames que serão necessários para o paciente, também é importante que o profissional tenha uma longa conversa a fim de saber mais detalhes.

Fonte:

Deixe seu comentário