Portal da Cidade Rio das Pedras

NERVO CIÁTICO

Descubra como tratar os problemas no nervo ciático de forma simples.

Confira mais um artigo da Ana Claudia Petrini, Fisioterapeuta com Mestrado em Fisioterapia.

Publicado em 02/06/2022 às 19:39
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Google Imagens)

A prevalência da lombociatalgia ou dor ciática ao longo da vida pode alcançar 43% da população geral. O nervo ciático é conhecido como o maior nervo do corpo humano, suas raízes estão na região da coluna lombar (região mais baixa das costas) e seu trajeto chega até os pés.

Logo, problemas no nervo ciático repercutem em sintomas como dor e formigamento até os pés. Mas, muito diferente do que geralmente se pensa, não são todas as dores nas costas que significam problema no nervo ciático.


A característica de uma dor que é sentida por causa de um problema no nervo ciático é muito específica. É uma dor em trajeto que deve ultrapassar o joelho e seguir em direção aos pés pela parte de trás da coxa e da perna, acompanhada sempre de sensações de formigamento e dormência.

Problemas no nervo ciático podem ocorrer por: compressão, sensibilização e por perda de complacência do nervo – são condições clínicas diferentes que podem gerar sintomas muito parecidos, mas para cada um desses problemas existe uma maneira diferente de tratar.


Nenhuma dor no ciático deve ser tratada de forma igual, o mais importante é avaliar e entender por qual problema o nervo está passando e, então, tratar de acordo com o problema encontrado.

O Fisioterapeuta têm habilidade e competência para avaliar o nervo ciático e diferenciar qual é a situação que o nervo se encontra: compressão, sensibilização ou perda de complacência. A partir daí, os recursos da terapia manual aliados a exercícios simples direcionados são aplicados.


Após a consulta, os exercícios específicos para cada caso – mediante avaliação da pessoa – são prescritos para serem realizados em casa para acelerar o tempo de melhora.

E uma dica muito valiosa: mais importante do que saber o que fazer é ter certeza do que não fazer: quando o nervo ciático está com problema, jamais ele deve ser alongado - o alongamento irá piorar muito o quadro.

A ajuda de um bom profissional é imprescindível.

Nossos atendimentos são conduzidos respeitando todas as medidas de prevenção e precaução preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Crefito.




Ana Claudia Petrini – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. (Crefito: 197096-F)



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário