Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Dor lombar: o que é importante Saber?

Primeiro fato relevante no manejo da Dor Lombar é entender que essa condição não é uma doença ou patologia é um SINTOMA.

Publicado em 15/10/2020 às 22:40
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Isso mesmo, trata-se de um sintoma manifestado no indivíduo por influências individuais e multifatoriais e, é dessa forma que deve ser avaliada e tratada - individualmente e considerando todas as esferas que regem o indivíduo em seu meio.

A Dor Lombar é também conhecida como Lombalgia. É caracterizada pelo desconforto e/ou sensação dolorosa na região mais baixa das costas.


Esse desconforto/dor pode ser com ou sem irradiação para os membros inferiores (pernas).

Pode se manifestar nas formas:

  • Aguda: quando é percebida em um tempo menor que quatro semanas;
  • Subaguda: quando é percebida em um tempo entre quatro e doze semanas;
  • Crônica: quando é percebida em um tempo correspondente a mais de doze semanas.

Clinicamente é recomendado o Diagnóstico da Dor Lombar de três formas:

  • DOR LOMBAR ESPECÍFICA: sua causa está relacionada com condições identificadas..., como fraturas, luxações, tumores, traumas, lesões perfurantes, etc. Geralmente caracterizada como uma emergência da clínica médica;
  • DOR LOMBAR INESPECÍFICA: sua causa é atribuída a algo desconhecido, sem a presença de trauma, evento adverso ou patologias/doenças associadas;
  • LOMBOCIATALGIA: sua causa tem o envolvimento de raízes nervosas, tradicionalmente correspondem as radiculopatias que, provavelmente, terão sintomas percorridos pelo trajeto do nervo comprometido..., como ocorre na compressão do nervo ciático, em que é comum referir a irradiação da dor e dos sintomas pela coxa, perna e pé, por exemplo.

Vale ressaltar que, a dor lombar inespecífica corresponde a 90% dos casos.

O Fisioterapeuta é um profissional apto para Avaliação, Diagnóstico e Tratamento da Dor Lombar, sobretudo, nas dores inespecíficas.

O tratamento, na maioria das vezes, é realizado de forma simples, assertiva e duradoura.

O bom diagnóstico fará toda a diferença na escolha do tratamento e do autogerenciamento.



Tem dor ou desconforto nessa região das costas? Se identificou com algumas dessas características?

Busque ajuda profissional. Não permita que o quadro se prolongue por muito tempo sem tratamento adequado. Seu corpo é seu maior bem e seus dias merecem qualidade!

Por Ana Claudia Petrini / Fisioterapeuta - Crefito: 197096-F

SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<





🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário