Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Fisioterapia: Método Pilates, o que é?

"Antes de tudo, aprenda a respirar corretamente" - Joseph Humbertus Pilates.

Publicado em 22/10/2020 às 22:51
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

A história do Método Pilates é alicerçada pela trajetória de seu criador, Joseph Humbertus Pilates.


Joseph Humbertus Pilates - Criador do Método Pilates. (Fonte: Google Imagem)

O método, propriamente dito, foi desenvolvido em meados da década de 1920, inicialmente baseado no conceito de Contrologia, ou seja, o controle consciente de cada movimento executado pelo corpo.

Em 1918 seu trabalho teve reconhecimento logo após uma epidemia do vírus influenza eclodir e, nenhum dos internos que haviam sido treinados por Joseph nos campos da Primeira Guerra Mundial, ser infectado.

Sua primeira obra foi publicada em 1934, intitulada "Sua Saúde" e, em 1945, Joseph publicou sua segunda obra intitulada "O retorno à vida pela Contrologia".

Logo, Pilates é um método baseado em exercício de concentração, força muscular, flexibilidade e mobilidade, utilizando movimentos e princípios específicos.

Ao Fisioterapeuta, corresponde a uma excelente ferramenta cinesioterapêutica quando aplicado de maneira específica, constante e bem direcionada mediante os achados de uma avaliação criteriosa e contextualizada.

Dessa forma, é possível elaborar no âmbito da cinesioterapia, estratégias de movimentação para intervir na queixa, necessidade biomecânica e objetivos de cada indivíduo, atuando na promoção, prevenção e no tratamento das condições de saúde, sobretudo, nas musculoesqueléticas.

É indispensável que a prescrição dos exercícios terapêuticos, por meio do método, seja coerente e condizente com a individualidade de cada pessoa.

Estúdio de Pilates Joseph em Nova York. (Fonte: Google Imagem)

Vale salientar que a base do Método Pilates, orientada pelos princípios filosóficos fidelizados por seu criador, Joseph Humbertus Pilates, propõe que a execução de cada movimento seja realizada de forma concentrada, dentro de um padrão respiratório definido, com a contração ativa e eficiente de músculos profundos e específicos.

Assim, toda execução do movimento proposto deve ser inteiramente silenciosa, precisa, fluida e harmônica.

Logo, a dispersão de qualquer um de seus princípios, descaracteriza o método genuíno.

"É estar presente e não distraído. É a mente que esculpe o corpo" - Joseph Humbertus Pilates.

Com respeito e orgulho ao legado de Joseph Humbertus Pilates, invista em você!

E, lembre-se: "prevenir é sempre muito melhor que remediar!"

Por Ana Claudia Petrini | Fisioterapeuta. Crefito: 197096-F.

SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 974091519 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário