Portal da Cidade Rio das Pedras

DEFESA DO CORPO

O método Pilates e a imunidade no enfrentamento da pandemia COVID-19

Como a prática regular do método pode te ajudar. VEJA A MATÉRIA!

Postado em 11/04/2021 às 16:40 |

(Foto: Divulgação)

Recentemente (2021) um estudo publicado na revista Americana Infections Diseases and Therapy apurou que os exercícios físicos multiplicam em 8x a sobrevivência contra Covid-19 quando o indivíduo necessita de internação hospitalar.

A relação do exercício físico com a imunidade já está descrita na literatura científica há muito tempo. Por tal razão, os reforços no que diz respeito à importância da prática regular de atividade física estão cada vez maiores.

Mas, o que acontece em uma aula de Pilates para melhorar a imunidade?

Um ponto de partida relevante é que os movimentos rítmicos oriundos dos exercícios do Método Pilates estimulam o fluxo sanguíneo e linfático – elementos fundamentais no sistema de defesa do corpo. Quanto mais esses elementos estiverem ativos, melhor será a resposta do sistema imune de defesa do corpo.



Na execução dos exercícios propostos pelo Método Pilates, à medida que seus músculos se contraem, os vasos linfáticos são estimulados e a linfa é conduzida e filtrada pelos gânglios linfáticos no caminho de volta às veias e ao coração, potencializando a ação do sistema de defesa do corpo.

Outro ponto importante é a respiração. No Pilates, o princípio da respiração é determinante para a execução correta dos exercícios. Um dos primeiros ensinamentos em uma aula de Pilates é como respirar de forma mais harmônica e funcional.

Ao respirar é importante criar espaço para que as costelas se expandam e, depois, respirar larga e profundamente para dentro das costas e das laterais, maximizando, assim, a capacidade pulmonar.

Joseph Pilates escreveu que esse tipo de respiração “preenche a corrente sanguínea com a vitalidade do oxigênio necessário para a vida … e estimula todos os músculos para uma atividade muito maior. Portanto, acima de tudo, aprenda a respirar corretamente.”

Essas características que compõe a filosofia e os princípios do método favorecem a boa saúde, com ênfase nas funções respiratórias e linfáticas.

Por fim, Simpson e Katsanis (2020) ressaltam que o efeito protetor do exercício físico no sistema imunológico é crucial para prevenção e tratamento complementar para doenças crônicas e infecções virais tais como o novo coronavírus COVID-19.



Junte-se a nós... Transformando movimento direcionado em Qualidade de Vida.

Nós podemos te ajudar - nossos atendimentos são conduzidos respeitando todas as medidas de prevenção e precaução preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Crefito.

Ana Claudia Petrini | Fisioterapeuta. Crefito: 197096-F.



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<


Referências:

Simpson RJ, Katsanis E. The immunological case for staying active during the COVID-19 pandemic. Brain Behav Immun [Internet]. 2020 Apr;(April):0–1. Available from: https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.04.041.

Salgado-Aranda, R., Pérez-Castellano, N., Núñez-Gil, I. et al. Influência da atividade física básica como fator modificador na mortalidade do COVID-19: estudo retrospectivo em um único centro. Infect Dis Ther (2021). https://doi.org/10.1007/s40121-021-00418-6.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Receba as notícias de Rio das Pedras no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">