Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

O que fazer quando tem hérnia de disco?

Confira o artigo da Ana Claudia Petrini, Fisioterapeuta com Mestrado em Fisioterapia.

Publicado em 25/01/2022 às 19:08

(Foto: Google Imagens)

A primeira e mais importante coisa a se fazer é manter a calma, ficar tranquilo (a) e extremamente seguro (a), entendendo que a hérnia de disco não é nenhuma sentença que você não pode se movimentar, trabalhar, se exercitar e fazer as coisas das quais gosta.

É uma alteração comum, tem tratamento assertivo e eficaz, não é necessária cirurgia em 95% dos casos, a história natural é favorável, pode não gerar dor ou qualquer outro sintoma.


Diferente do que se acreditava antigamente hoje, com toda evolução terapêutica e científica, sabemos que alterações como a hérnia de disco também são encontradas em pessoas sem dor, ou seja, mesmo existindo essa alteração na coluna, não significa que a pessoa sentirá dor.

É comum aparecer alterações de hérnia de disco em um exame de imagem, como na ressonância magnética, porém essa alteração pode não ter relação nenhuma com as queixas e desconfortos do indivíduo.


Os sintomas que surgem (quando surgem) em decorrência de uma hérnia de disco são extremamente específicos e uma crise de dor e limitações por hérnia discal tem duração de, aproximadamente, 6 a 8 semanas.

Os Fisioterapeutas e os Osteopatas são profissionais capazes de identificar se a dor e as limitações que a pessoa relata possuem influência, associação ou têm como causa a hérnia de disco, sabendo discernir o momento que uma intervenção médica pode ser necessária.


Esses mesmos profissionais - Fisioterapeuta e Osteopata - podem auxiliar na redução do tempo e dos sintomas das crises.

Um dado de extrema relevância é que a história natural da hérnia de disco é comumente favorável, ou seja, a resolução tende a acontecer em um período de até três meses. Há evidências de que a hérnia de disco pode regredir espontaneamente, sem procedimento cirúrgico e que, quanto maior a hérnia, maior chance dessa regressão.

Vale ressaltar ainda que, nem todas as dores nas costas com irradiações para as pernas ou, todas as dores no pescoço, com irradiações para os braços são causadas pela hérnia de disco.

A orientação e acompanhamento profissional ajudam a curto, médio e longo prazo. Nós podemos te ajudar e estamos constantemente nos preparando para isso.

Consultório de Fisioterapia – Ana Claudia Petrini (Crefito: 197096-F)

SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário