Portal da Cidade Rio das Pedras

DOR NO NERVO CIÁTICO

Por que mesmo tomando remédio a dor continua?

Saiba como a Fisioterapia e a Osteopatia podem te ajudar.

Publicado em 17/06/2021 às 22:42
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A prevalência da lombociatalgia ou dor ciática ao longo da vida pode alcançar 43% da população geral. Quando a abordagem médica via medicamento não surte efeito nessas condições, há um forte indicativo de disfunção mecânica, ou seja, disfunção dos elementos teciduais que geram e participam do movimento.

Logo, toda dor neural (dor “no nervo”) que possui sua causa vinculada aos tecidos e elementos que dão suporte ao movimento, deve ser investigada e tratada do ponto de vista mecânico - disfunção de movimento se trata com movimento.


Isso significa que, tratar com medicamento (que é um elemento químico) uma disfunção que tem origem mecânica, não alcançará os melhores resultados. Quando não há um caráter inflamatório preponderante (alteração de elemento químico), o uso de anti-inflamatórios não serão efetivos.

Estudos demonstram que o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides não alivia a dor ciática, por exemplo, pelo fato de não haver um caráter inflamatório preponderante e, sim, mecânico. Por vezes, esses medicamentos podem influenciar na dor, mas não na função.


Medicamentos serão sempre efetivos e resolutivos quando bem indicados, em dores de caráter químico e inflamatório preponderante até que a irritação dos tecidos seja controlada.

O Fisioterapeuta irá investigar, por meio de uma avaliação fisioterapêutica individualizada, com coleta de dados minuciosa, análises cinético-funcionais e realização de testes específicos, qual é a desordem mecânica que o nervo ciático apresenta.

Feito isso, o uso de abordagens de tratamento, como terapia manual, técnicas osteopáticas e exercícios direcionados serão aplicados com a finalidade de restauração do tecido alvo, no caso, o nervo ciático.


A abordagem é simples, direcionada e efetiva para cada caso. Para tanto, a ajuda de um bom profissional é imprescindível.

Nós podemos te ajudar. Nossos atendimentos são conduzidos respeitando todas as medidas de prevenção e precaução preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Crefito.

Ana Claudia Petrini | Fisioterapeuta. Crefito: 197096-F.

SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<


Referências:

FRASSON, Viviane Bertoluzzi. Dor lombar: Como tratar? OPAS/OMS – Representação Brasil. v. 1, n. 9, p. 1-10, 2016.

Roelofs PDDM, Deyo RA, Koes BW, Scholten RJPM, van Tulder MW. Non-steroidal anti-inflammatory drugs for low back pain. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 9, 2015.





🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário