Portal da Cidade Rio das Pedras

ELEIÇÕES 2022

Horário de votação será das 8h às 17h em todo Estado de São Paulo

Em Rio das Pedras as seções eleitorais estarão abertas das 8h até às 17h; confira também os locais de votação!

Publicado em 01/10/2022 às 15:41

(Foto: Divulgação)

Em algumas cidades, seções eleitorais poderão abrir e fechar mais cedo ou mais tarde. Entenda:

Às vésperas do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, uma desinformação quanto aos horários de início e término da votação ganhou bastante força na internet. A imagem supostamente atribuída ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que, neste pleito, a votação seria das 7h às 16h em todo o território nacional.

Fato ou Boato?

A informação é verdadeira, mas circulou de forma descontextualizada na internet, pois não levou em consideração a situação específica de cada unidade da Federação. Em 2022, o horário de votação foi uniformizado e deverá seguir a hora da capital do país. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e em 51 municípios do Amazonas, o horário de votação (conforme a hora local) será, de fato, o que foi divulgado pela imagem que circulou no WhatsApp.

Porém, ao contrário do que o conteúdo dá a entender, o horário de votação não será da 7h às 16h em todo o Brasil. Em alguns lugares, as seções eleitorais poderão abrir mais cedo (como é o caso do Acre e de algumas cidades do Amazonas, por exemplo) ou mais tarde, situação específica de Fernando de Noronha (PE).

Como funciona

Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. A mudança, que só será aplicada em municípios que não seguem a hora da capital brasileira, é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

A medida atinge todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima. No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos (veja abaixo). Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.

Veja como será o horário de votação conforme o horário local:

– Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília).
– 11 municípios do Amazonas: das 6h às 15h
(abre e fecha duas horas antes em relação a Brasília)
[Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença]

– Outros 51 municípios do Amazonas: das 7h às 16h
(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)

– Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h
(abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)

– Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h|
(abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)

Divulgação dos resultados começará às 17h

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.


CONFIRA NA TABELA ABAIXO OS LOCAIS DE VOTAÇÃO EM RIO DAS PEDRAS:





🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário