Portal da Cidade Rio das Pedras

CANIL OU ZOONOSE

Professor Geraldo pede criação de abrigo para animais de rua

Solicitação é para que seja providenciado com urgência a criação de um abrigo municipal para cães e gatos em situação de rua (Canil ou zoonose)

Publicado em 05/05/2021 às 21:00
Atualizado em

Professor Geraldo - Dinho (DEM) (Foto: Comunicação da Câmara Municipal)

O vereador Geraldo José dos Santos (DEM) apresentou nesta última sessão ordinária da Câmara Municipal de Rio das Pedras (9ª), que aconteceu na segunda-feira dia 03 de maio, várias Indicações de serviços e também fez uso da palavra para comentar suas proposituras.

Dentre as Indicações do Professor Geraldo destaca-se a solicitação para que seja providenciado com urgência a criação de um abrigo municipal para cães e gatos em situação de rua (Canil ou zoonose).

“Os cuidados com os animais de rua é uma obrigação do poder público em função dos problemas de saúde pública, mas também é correto destacar que essa realidade só existe por conta da população não mede as consequências que o abandono traz a sociedade e ao animal”, pontuou o vereador.

Segundo o vereador, a identificação eletrônica com o uso de microchips nos animais também é uma medida a ser adotada em Rio das Pedras para que se efetive o controle da guarda e cuidado dos animais que é responsabilidade de cada tutor.

Em Rio das Pedras isso é uma realidade constante no dia a dia e está cada vez mais visível o crescente número de animais nas ruas. Infelizmente a cidade não oferece nenhuma política pública ou abrigo temporário para que esses animais recebam a tenção necessária a seu bem-estar”, destacou o vereador Geraldo.

Na justificativa da Indicação, o parlamentar destaca para a reintegração e adestramento de cães e gatos abandonados, a fim de diminuir a quantidade de animais nas ruas, melhorando a saúde pública, evitando a proliferação de doenças, tendo como visão conscientizar as pessoas sobre maus tratos, abandono, cuidados com cães e gatos e, incentivar a adoção.

A saúde pública é, sem dúvidas, a principal e mais delicada área relacionada com os animais que vivem na rua, majoritariamente por conta das zoonoses que eles podem transmitir como raiva, leptospirose, sarna, leishmaniose, micose, toxoplasmose e várias outras doenças de baixa ou alta gravidade. A população está totalmente vulnerável a contração dessas enfermidades, mesmo quem não possui contato direto com esses animais por conta de sua presença no meio público sem quaisquer tipos de supervisão ou cuidados veterinários. Outro problema é a relação entre animais e trânsito. Por conta de perambularem pelas ruas sem uma consciência racional, eles ocasionam diversos acidentes como atropelamentos, podendo gerar fraturas graves no condutor do veículo e no animal.

Também é possível destacar os aspectos relacionados ao ataque a humanos, pois, o animal ao ser abandonado passa por muitas mudanças repentinas em sua rotina, gerando muito estresse e algumas vezes, transtornos psicológicos. Esses transtornos podem fazer com que o animal não confie mais em humanos, vivendo sempre desconfiado e com medo quando alguém se aproxima e a reação desses sentimentos normalmente é a agressividade, que ocasiona o ataque.  




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário