Portal da Cidade Rio das Pedras

IMÓVEIS

Dicas para escolher o imóvel ideal em Piracicaba

Aprenda quais critérios levar em consideração ao considerar morar em determinado imóvel

Publicado em 06/03/2020 às 08:47
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

De acordo com o relatório Desafios da Gestão Municipal (DGM), elaborado pela Macroplan e com o intuito de mapear o desenvolvimento dos municípios no decorrer dos anos, a cidade de Piracicaba é a segunda melhor cidade do Brasil, em termos de desenvolvimento. Isso ajuda a entender o aumento da procura por casas à venda em Piracicaba.

Afinal, as pessoas obviamente tendem a procurar com maior qualidade de vida para morar, sejam sozinhas ou então com a família. Dessa forma, quanto melhor for a infraestrutura, quanto mais escolas tiver, quanto mais sólida for a economia, cultura rica, natureza abundante, enfim, quanto mais desenvolvida e maior for o nível de qualidade de vida, mais atrativa ela se torna.

Tendo em consideração esse cenário, vale a pena prestar atenção nas dicas para escolher o imóvel ideal em Piracicaba, que serão fornecidas logo adiante.

Estabeleça qual é o orçamento

Um dos pontos mais importantes na hora de se escolher um imóvel em Piracicaba é se estabelecer com bastante clareza quais são os recursos financeiros que você tem disponível para investir na aquisição.

Deve-se tem em conta não apenas o valor do imóvel em si, mas também o valor do IPTU que é cobrado e o condomínio (caso haja). É importante pontuar também que tudo dependerá também se o imóvel vai ser comprado à vista ou se será financiado.

Em caso de financiamento, é preciso fazer todos os cálculos com cuidado, pois no financiamento não se paga apenas o valor do imóvel em si, mas também os juros, taxas e o CET (custo efetivo total). Desse modo, o valor final que deverá ser desembolsado é maior que o valor do imóvel em si.

Nesse caso, é crucial que o comprador avalie com cuidado se o valor das parcelas cabe de fato no seu bolso, pois, caso contrário, poderá ficar endividado, resultando em uma negativação do nome e, possivelmente, na perda do imóvel.

Para o contexto onde se pretende não comprar, mas sim alugar um imóvel, cabe também analisar se o valor do aluguel é compatível com a sua renda, somando a esse aluguel o valor do IPTU e o condomínio (caso haja). Recomenda-se que esse combo aluguel+condomínio+IPTU não comprometa mais do que 30% da renda familiar mensal.

Pense e define quais são as prioridades

Um ponto muito importante na escolha de um imóvel é a questão sobre quais são as suas prioridades, o que é realmente importante para você. Isso ajudará e muito a selecionar o imóvel que melhor se encaixe no seu modo de vida.

Isso significa, em outras palavras, conhecer quais são as suas necessidades dentre de um imóvel. Qual o tamanho do imóvel que você precisa para satisfazer essas necessidades? Quantos cômodos você necessita? Será preciso que o imóvel tenha mais de um banheiro? Você possui animal de estimação? O espaço poderá ter uma escada? Ele deve ter somente um andar? Enfim, esses e outros aspectos precisam ser bastante estudados.

Esses atributos do imóvel são relevantes pois eles afetam o preço de forma direta o preço do imóvel, independente se você vai comprar ou alugar um.

Faça uma análise apurada do imóvel

É muito importante que se tenha paciência e cautela ao se visitar e analisar um imóvel. Todo esse processo deve ser feito com muita calma e com bastante apuro. Deve-se analisar cada pedacinho do imóvel, observando com cuidado as condições, o estado em que cada coisa se encontra.

Torna-se necessário verificar as tomadas, a instalação elétrica em geral, as pias e torneiras, o estado de portas e janelas, as luminárias, os ventiladores de teto, os armários, o portão, o forro (caso haja), se existem vazamentos, se há ralos ou canos entupidos, a existência ou não de infiltrações, se existem marcas de cupim na madeira, se a pintura está ok, se algum elemento de metal está enferrujado e assim por diante.

Verificar isso com antecedência é relevante não apenas por uma questão de valor em si do aluguel ou compra, mas por uma questão de comodidade, conforto, qualidade de vida. Ademais, não prestar atenção nesses detalhes pode resultar em dores de cabeça posteriores, pois muitas vezes essas falhas e pontos fracos do imóvel podem gerar gastos posteriormente, além do incômodo propriamente dito.

Observe o bairro e a região onde o imóvel se localiza

No momento de se selecionar o imóvel você também precisa determinar qual é a localidade na qual você deseja morar. O bairro e a região como um todo onde o imóvel se localiza influenciam diretamente na qualidade de vida que se terá.

Estude como é a questão de transporte e mobilidade no bairro (se existe metrô, ônibus, etc), qual o grau de segurança, se existem comércios próximos para facilitar a vida no cotidiano, se é perto do seu local de trabalho e da escola dos seus filhos, se existe muita ou pouca movimentação no bairro selecionado.

Se você é adepto da tranquilidade, deve então escapar dos bairros mais ao centro e com pontos comerciais de grande porte ou relevância. Uma dica é ir visitar o local em dias e horários distintos. Desse modo, você saberá com maior precisão como é a movimentação daquela localidade quando estiver morando lá.

Estude as regras de condomínio

Para aqueles que estão pesquisando apartamentos à venda em Piracicaba ou mesmo casas em condomínios fechados é muito útil estudar as regras do condomínio em questão. Olhe o que é permitido ou não dentro deste condomínio. Converse com o respectivo síndico, com os porteiros e, se possível, até mesmo com os moradores.

Descubra o funcionamento do condomínio, se existem vagas na garagem para você e também para os seus visitantes, como é o uso das áreas comuns, os horários de silêncio e recebimento de correspondências, se animais de estimação são permitidos e assim por diante.

Agora você sabe quais são os critérios que precisa ter em conta na hora que estiver selecionando o imóvel ideal para morar em Piracicaba. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais.

Fonte:

Deixe seu comentário