FENÔMENO
Eclipse lunar parcial poderá ser visto na madrugada desta sexta-feira; veja horários
Fenômeno será visível a olho nu entre a noite desta quinta-feira (27) e a madrugada de sexta (28), com auge por volta da 1h13.
Publicado em
27/08/2026 às 10:31
Atualizado em
Um dos principais fenômenos astronômicos do ano acontece na madrugada desta sexta-feira (28). Um eclipse lunar parcial, que deixará cerca de 96,2% da Lua encoberta pela sombra da Terra, poderá ser observado a olho nu, sem necessidade de equipamentos especiais.
O eclipse começará ainda na noite desta quinta-feira (27) e seguirá durante a madrugada. O momento mais impressionante acontece às 1h13, quando apenas uma pequena faixa da Lua continuará iluminada, enquanto o restante do disco poderá ganhar tons alaranjados e avermelhados.
Melhor horário para observar em Rio das Pedras
Embora o fenômeno tenha duração de mais de cinco horas, o período mais fácil de perceber será entre 23h34 e 2h52, quando a sombra escura da Terra estará cobrindo a Lua.
Horários (Brasília), válidos para Rio das Pedras:
🌘 22h24: início da fase penumbral.
🌒 23h34: começa a fase parcial.
🌕 1h13: auge do eclipse (96,2% da Lua encoberta).
🌖 2h52: fim da fase parcial.
🌑 4h02: fim da fase penumbral.
A Lua vai ficar vermelha?
Como este será um eclipse parcial, a Lua não ficará totalmente vermelha, como acontece na chamada "Lua de Sangue". Mesmo assim, a maior parte do disco lunar poderá apresentar tons alaranjados e avermelhados durante o auge do fenômeno.
Isso acontece porque a luz do Sol atravessa a atmosfera terrestre antes de chegar à Lua, permitindo que os tons vermelhos sejam projetados sobre sua superfície.
Como assistir
A observação é simples:
- Não é preciso usar óculos especiais.
- O eclipse pode ser visto a olho nu com segurança.
- Binóculos e telescópios ajudam a enxergar mais detalhes.
- O ideal é procurar um local com pouca iluminação e torcer por um céu sem nuvens.
Fonte: Yasmin Pina (Redação) - Portal da Cidade Rio das Pedras
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
ArcelorMittal reúne sete oportunidades de emprego em Piracicaba
15/10/2026 às 10:08
Semae de Piracicaba abre seleção de estágio em 17 áreas
14/10/2026 às 20:34
Senai de Piracicaba abre inscrições para graduação em Gestão da Produção Industrial
13/10/2026 às 21:32
Piracicaba abre 148 vagas de emprego que também podem interessar aos riopedrenses
12/10/2026 às 18:34
Rodovias devem ter movimento intenso no feriado de Nossa Senhora Aparecida
08/10/2026 às 22:21
Confira as estreias da semana no cinema de Piracicaba
08/10/2026 às 10:42