Portal da Cidade Rio das Pedras

É HOJE

Eclipse solar acontece nesta terça (02) e poderá ser observado de Piracicaba/SP

Nesta terça-feira (02), acontece, por volta das 17h26, o eclipse parcial do sol e Piracicaba será uma das cidades capazes de vê-lo.

Publicado em 01/07/2019 às 21:31

Eclipse Solar, acontece hoje, por volta das 17h26 (Foto: Divulgação)

Quem quiser melhor aproveitar a situação, poderá comparecer no Observatório de Piracicaba a partir das 16h30, horário que o local abrirá as portas ao público. Segundo Nelson Travnick, coordenador do observatório, a “porcentagem máxima do eclipse de 26% para a região, corresponde a fração eclipsada do diâmetro solar”. O fim do eclipse está previsto para as 18h41.

Os melhores locais para observação serão aqueles em que o horizonte estiver livre de qualquer obstáculo e com um pôr do Sol completamente isento de nuvens. Aqui no Brasil, o eclipse é parcial e sua porcentagem maior poderá ser observada somente em Porto Alegre, com 66% do Sol encoberto pela Lua. O eclipse desta terça-feira só será total no Chile e Argentina.

“O eclipse total acontece quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados, formando uma sombra projetada numa extensão de 15 mil quilômetros de comprimento por 200 quilômetros de largura e que desliza pela superfície do planeta proporcionando um espetáculo de grande beleza”, explica Travnick.

A observação requer cuidados especiais. Mesmo com o Sol baixo no horizonte com a intensa luminosidade reduzida, os interessados na observação a olho nu deverão utilizar filtros escuros como aquele presente na máscara do soldador (nº 14). Esses filtros podem ser encontrados em lojas especializadas em materiais para soldadores. Chapas veladas de raios X poderão ser usadas por breves momentos uma vez que elas deixam passar fração de radiação. Binóculos e telescópios sem filtros especiais não devem ser utilizados.

Observatório Astronômico de Piracicaba


O Observatório fica no km 3 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro.

Fonte:

Deixe seu comentário