Portal da Cidade Rio das Pedras

REGIÃO

Justiça dá prazo de 48 horas para abertura do comércio em Piracicaba

Na noite desta terça-feira(19), o Juiz de Direito, Dr. Wander Pereira Rossette Júnior, autorizou a reabertura de todos os comércios da cidade de Piracicaba

Publicado em 20/05/2020 às 00:29

(Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT)

Na decisão, Dr. Wander Pereira Rossete Júnior,  determina que o “Sr. Prefeito de Piracicaba inicie, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, medidas necessárias para que todos os estabelecimentos comerciais voltem a funcionar, em todas as áreas, com as cautelas recomendadas pelos órgãos de saúde, sob pena de apuração de eventual crime de desobediência e fixação de multa diária.”

“As medidas impostas pelo Poder Público para combate ao Covid-19, mediante o fechamento do comércio, dito não essenciais, com o objetivo de conter a circulação de pessoas para maior efetividade do isolamento social, trouxe impactos de grande monta para toda a população”, afirmou o Juiz no documento. “Em relação as questões de prevenção, diversas recomendações e providências vem sendo determinadas, especialmente no tocante à desinfecção, à higienização, ao distanciamento, ao uso de máscaras, à limitação do número de pessoas nos estabelecimentos comerciais autorizados”, entre outras.

Nesta segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Piracicaba votou e aprovou autonomia municipal durante esta pandemia, por meio do Projeto de Emenda à Lei Orgânica 1/2020. O debate girou em torno na diminuição dos efeitos da pandemia na economia local. Aprovado com unanimidade, o único voto contrário foi da vereadora Nancy Thame.

“No caso específico de Piracicaba, a Câmara Municipal, com grande sensibilidade e urgência, na data de ontem, aprovou o projeto de emenda a Lei Orgânica Municipal conferindo ao Executivo Municipal a já sabida autonomia para decidir sobre o funcionamento do comércio e demais atividades”, explicitou ainda o Juiz no documento.

O pedido de abertura do comércio local foi solicitado pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Para a Acipi, o cenário de pandemia em Piracicaba se encontra em situação favorável e controlada do município, se comparada a outros municípios de mesmo tamanho. “A maioria dos casos confirmados ocorreram devido a contaminação registrada em dois asilos da cidade”, apontaram.

A Acipi diz ainda que economia encontra-se com um “cenário abalado, catastrófico (que requer extrema sensibilidade do órgão julgador) estando as atividades econômicas absolutamente ameaçadas.”

Por: Rafael Fioravanti / PiraNot




✔️Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 974091519 na sua agende de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

✔️Ou se preferir clique no link abaixo para participar do GRUPO do Portal da Cidade RDP e receba as informações e fique atualizado!!! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📲 Para participar do grupo clique neste link: 👉
https://chat.whatsapp.com/D8BHIYbtQKaKIGlbDcuJiS


✔️Acompanhe também o Portal da Cidade Rio das Pedras nas redes Sociais:

👉 Facebook

👉 Instagram

Deixe seu comentário