Portal da Cidade Rio das Pedras

CAMPANHA

Maio Laranja: Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Em 18 de maio, o Brasil se mobiliza para o Maio Laranja, com o propósito de conscientizar sobre o combate ao abuso e exploração sexual de menores

Publicado em 06/05/2024 às 11:05
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Google Imagens)

No mês de maio, ocorre a campanha Maio Laranja, que busca enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes. O intuito é destacar a importância da proteção e dos direitos dessa faixa etária. O símbolo escolhido para representar a campanha é a flor gérbera, simbolizando a fragilidade e vulnerabilidade das crianças. A cor laranja foi selecionada por simbolizar vitalidade, energia e compromisso na luta por um futuro livre de violência infantil.

Em 18 de maio, o Brasil se mobiliza para o Maio Laranja, com o propósito de conscientizar sobre o combate ao abuso e exploração sexual de menores. 

As faixas etárias mais afetadas pelas violações foram 7, 10 e 5 anos, com a maioria desses casos ocorrendo no ambiente doméstico, onde a vítima e o suspeito residem. Apenas nesse contexto, foram registradas 15,4 mil violações e mais de 2,6 mil denúncias. Em seguida, a residência da vítima se destaca, com 6,3 mil violações e 1,2 mil denúncias. São Paulo lidera o número de denúncias e violações, com 1.596 denúncias, seguido pelo Rio de Janeiro, com 508; Minas Gerais, com 367; e Bahia, com 236 denúncias.

Para combater o abuso e a exploração sexual dessa faixa etária, é fundamental o engajamento ativo da sociedade. Saiba como denunciar

Disque 100

O Disque 100, chamado também de Disque Direitos Humanos, é um serviço voltado para fazer denúncias de violações de direitos humanos. Por meio desse canal é possível relatar situações de violações que acabaram de acontecer ou que ainda estão em curso. O canal funciona 24 horas e inclui sábados, domingos e feriados.

Conselho Tutelar

Uma das formas de proteger as crianças e os adolescentes é por meio do Conselho Tutelar. O órgão é acionado por meio de denúncias de violação de direitos, bem como por situações de maus-tratos e exploração sexual. O Conselho Tutelar tem como um dos objetivos garantir que os direitos desse público sejam respeitados.

Emergência policial - 190

O número 190 é disponibilizado para acionar emergência policial em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O canal é voltado para todo o Brasil e pode ser ligado de forma gratuita. O atendimento telefônico é imediato e funciona 24 horas.

Fonte:

Deixe seu comentário