Portal da Cidade Rio das Pedras

MUDANÇA DE ESTAÇÃO

Outono chega com temperaturas acima da média em todas as regiões

O Inmet prevê que, na região Sudeste do Brasil, podem apresentar temperaturas e chuvas em maior intensidade, especialmente em áreas do estado de São Paulo.

Publicado em 20/03/2024 às 10:56
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

O outono começou no Hemisfério Sul à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e vai até o dia 21 de junho. Neste ano, a estação será marcada pelo enfraquecimento do fenômeno El Niño e pelo registro de temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) preveem que os meses de abril, maio e junho serão mais quentes na comparação com a média dos últimos anos. A exceção é para o centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas são previstas dentro da normalidade.

O clima no começo do outono tem condições ainda típicas de verão enquanto o final da estação já está compreendido no período mais frio do ano. A chegada do outono não significa, contudo, que o calor fica para trás. Dias quentes são normais ainda em abril e maio. Mesmo em junho podem ocorrer alguns dias quentes. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos.

O Inmet prevê que, na região Sudeste do Brasil, podem apresentar temperaturas e chuvas em maior intensidade, especialmente em áreas do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. 

O outono, também conhecido como a estação das frutas, é considerada uma estação de transição por começar com temperaturas mais altas e terminar com o início do frio.

Outra característica do outono é que, inicialmente, os dias e as noites têm a mesma duração, isto é, 12 horas.

Na medida em que o outono avança e vamos nos aproximando do inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

Fonte:

Deixe seu comentário