Portal da Cidade Rio das Pedras

FIBRA ÓPTICA

Pandemia aumenta a procura por planos de internet mais rápidos

Conheça os planos da operadora DeskTop Internet, quinta maior operadora no Estado de São Paulo, que chegou recentemente em Piracicaba

Publicado em 21/09/2020 às 23:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Desde o início da pandemia, declarada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até julho, o número de acessos a internet feito por planos com velocidades acima de 35 Mega tiveram um aumento de 12%, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

A procura por planos de internet via fibra óptica também cresceu cerca de 10% durante o mesmo período. Especialistas apontam que esse crescimento está diretamente ligado ao isolamento social causado pela pandemia, que acabou forçando um uso maior de internet para desempenhar diversas atividades, como o home office, aulas online, reuniões de trabalho que demandam mais das conexões de internet. Além, é claro, do uso ampliado para entretenimento através de plataformas de streamings, como a Netflix, Amazon Prime Video e a Globoplay que durante a pandemia tiveram também um grande salto no número de assinantes.

A internet fibra óptica é vista como uma das melhores formas de se conectar às redes nos dias de hoje, isso graças à forma de transmissão de dados que é muito mais rápida e estável quando comparada às outras conexões, como a via rádio ou a ADLS. A fibra óptica faz o transporte de dados por meio de pulsos de luz, como o próprio nome sugere, ou seja, é possível dizer que internet via fibra óptica funciona na velocidade da luz. Devido a essa velocidade para transmitir dados, a fibra acaba sendo uma das melhores opções na hora de assistir streamings em alta definição de som e imagem, jogar online e navegar por redes sociais ao mesmo tempo, o que já virou rotina durante a quarentena.

Pesquisas revelam que o avanço da fibra óptica no Brasil tem sido impulsionado principalmente pelas operadoras locais e regionais, que tem a vantagem de levar internet onde as grandes não chegam. Com a popularização da internet fibra, as pessoas começaram a investir mais em planos de velocidades maiores do que 35 Mega, o que já é uma realidade em cerca de 30% dos lares. Apesar disso, Piracicaba ainda tem uma rede de fibra ótica muito defasada em relação ao Estado e cidades vizinhas. No último dado divulgado pela Anatel, em julho de 2020, apenas 25% dos acessos do município eram providos por planos 100% fibra, versus 38% do Estado. Cidades da região como Americana contam com 41% e Limeira tem 63% dos acessos por fibra.

Mas essa é uma realidade que já está em transformação na cidade, pois as provedoras de internet locais tem se expandindo muito na região, o que consequentemente acaba aumentando também a área de cobertura da fibra no município. Um bom exemplo disso é o da operadora DeskTop Internet, quinta maior operadora no Estado de São Paulo, que chegou recentemente em Piracicaba e oferece planos de internet fibra de até 500 Mega de velocidade.

Há mais de 20 anos no mercado, a Desktop assim como outros provedores de pequeno porte, começou oferecendo planos de internet via rádio. Com a chegada da tecnologia fibra no mercado nacional e a necessidade de ampliar sua rede e entregar velocidades ainda maiores, a operadora resolveu investir em toda a sua infraestrutura, bem como também na ampliação da sua área de atuação. Hoje com sede em Sumaré, a Desktop já está presente em mais de 16 cidades da região de Piracicaba e Campinas.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 974091519 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário