Portal da Cidade Rio das Pedras

COMBATE AO COVID-19

Prefeito de Piracicaba anuncia restrições mais rígidas a partir de sábado (27)

Durante transmissão online, prefeito informou que 65 pessoas estão na fila por leitos de UTI na área do DRS de Piracicaba

Publicado em 23/03/2021 às 08:50

(Foto: Google Imagens)

O prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida (DEM), anunciou na noite desta segunda-feira (22) medidas mais restritivas devido ao agravamento da pandemia de coronavírus na cidade.

Durante transmissão online, ele informou que o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba tem 65 pessoas com Covid-19 na fila por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na tarde desta segunda, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a doença era de 97% e a de leitos de enfermaria, 76%.

Luciano também apontou o risco de falta de medicamentos e insumos para o atendimento a pacientes diagnosticados, como anestésico para intubação.


As medidas restritivas valem entre 27 de março e 4 de abril e, entre elas, estão o funcionamento de supermercados por delivery, suspensão de atividade de indústrias e horário reduzido em farmácias.

Circulação de pessoas

De acordo com o plano, a permissão para circulação de pessoas nesse período de 9 dias, que inclui o feriado prolongado da Sexta-feira Santa, em 2 de abril, terá uma escala, com divisão por atividades, sempre respeitando os protocolos de segurança, que são o uso de máscaras e distanciamento social, entre outros.

Indústria

As atividades industriais, que incluem segurança patrimonial, manutenções especiais e emergenciais, geração de energia elétrica, produção de fármacos e insumos médicos hospitalares e home office, serão liberadas todos os dias. As demais, ficarão suspensas.

Comércio

29 de março a 1º de abril:

  • As farmácias que se encaixam em atividades comerciais, podem funcionar até as 20h nos dias de semana;
  • Já supermercados, mercados, varejões, conveniências, padarias e açougues podem atender no sistema delivery, também até às 20h;
  • A mesma regra funcionará para lojas de material de construção, hidráulica, elétrica e informática;
  • Os postos de combustíveis podem permanecer abertos nesses dias até as 20h.

27 e 28 de março e 2, 3 e 4 de abril:

  • Farmácias até as 20h;
  • Supermercados, mercados, varejões, conveniências, padarias e açougues somente no sistema delivery, também até as 20h;
  • Lojas de material de construção, hidráulica, elétrica, informática e postos de combustíveis devem ficar fechados nesses dias;
  • Shopping center e demais lojas do comércio devem permanecer fechadas durante todo o período de 27 de março a 4 de abril.

Serviço

  • Atividades de prestação de serviços, como atendimentos médicos e hospitalares de emergência, atendimentos veterinários de emergência, transporte de produtos essenciais, segurança pública e privada, fiscalizações, transmissão e distribuição de energia elétrica e manutenção de sistemas de energia e comunicação, serviços de transporte privado coletivo, individual, por aplicativos e afins, estão liberados em todos os dias.
  • Os serviços públicos essenciais – saúde, segurança, transporte, entre outros – continuam funcionando. Nos demais serviços públicos, os funcionários trabalharão em sistema home office, sem prejuízos à população.
  • Os restaurantes, bares e lojas de conveniência podem funcionar no sistema delivery em todos os dias, até às 20h.
  • Ainda nas mesmas atividades, hotéis, pousadas e motéis (exceto restaurante, academia, convenções e áreas de lazer internas dessas atividades) podem funcionar durante a semana até as 20h, para serviços internos e, também até as 20h, aos fins de semana e feriado.
  • Lotéricas podem funcionar até as 20h, em dias de semana e fecham nos demais dias. Bancos e outras atividades financeiras podem oferecer autoatendimento até as 20h, só em dias de semana.

Transporte, igrejas e parques

O transporte público funcionará até as 20h, em dias de semana, e não funcionará nos finais de semana e feriado.

O Terminal Rodoviário Intermunicipal (Rodoviária) permanecerá fechado, também, durante todo o período de 27 de março a 4 de abril.

Os cultos religiosos estão proibidos em todos os dias, assim com todas as atividades de lazer, prática esportiva ou que gerem aglomerações.

Fiscalização

A prefeitura informou que intensificará a fiscalização para que se cumpram as determinações.

Além dos processos legais e criminais, entre as penalizações está a multa de uma cesta básica ou R$ 150 para pessoas físicas, além, ainda da prestação de serviços à comunidade.

No caso de pessoa jurídica, as penalidades vão desde a distribuição gratuita de máscaras, até a aplicação de multas de acordo com o faturamento da empresa.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário