Portal da Cidade Rio das Pedras

FAMÍLIA ACOLHEDORA

Programa para acolher jovens afastados da família de origem abre inscrições

Atualmente são 17 famílias cadastradas e sete delas estão com acolhidos. Campanha terá veiculação em ônibus e redes sociais até o final de janeiro

Publicado em 04/01/2021 às 08:56

Piracicaba tem sete famílias com crianças ou adolescentes acolhidos atualmente (Foto: Ronaldo Oliveira/ EPTV)

Piracicaba (SP) dá início nesta segunda-feira (4) ao período de inscrições de novas famílias para o projeto “Família Acolhedora”, que busca sensibilizar famílias a acolherem crianças e adolescentes afastados de sua família de origem por medida protetiva judicial.

“Nem todo herói usa capa. Transforme vidas, seja uma família acolhedora” é o mote da campanha, que será veiculada em ônibus do transporte público municipal até o final de janeiro, em comunicação interna de empresas e divulgada em outros meios de comunicação e redes sociais.

O período de inscrição de novas famílias acontece de 4 a 29 de janeiro de 2021, por telefone ou na sede do serviço.

A campanha tem como protagonistas famílias atuantes no serviço. O material tem um QR Code que direciona para o site da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento social (Smads) e conta as histórias das famílias, o tempo que elas já atuam e o que as motivou a desempenhar esta função de proteção para crianças e adolescentes que estão em situação de violação de direitos.

"Eu acho que é uma forma de você praticar o amor ao próximo e mostrar para os nossos filhos uma coisa diferente, um valor", disse o funcionário público e participante do projeto Fábio Luís Simões. Ele e a família já acolheram oito crianças.

Os dois filhos adolescentes também passaram a ver a vida de outra maneira e valorizar outras coisas.

"Os valores mudaram. Eles gostavam do material, de videogame... Hoje são as pequenas coisas, pequenos gestos, né? Perceber a história, cada criança vem com uma história diferente. Eles começam dar valor ao que eles tem dentro de casa, ao carinho que a gente dá pra eles", disse a esposa de Fábio, Valdinessa Simões.

A campanha tem realização da prefeitura, por meio da Smads, com apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran), da viação TuPi, que opera o transporte público da cidade, e patrocínio da Sicredi.

Como é o serviço:

O serviço “Família Acolhedora” é de execução direta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Atualmente o serviço tem 17 famílias acolhedoras cadastradas e sete delas estão com crianças ou adolescentes acolhidos.

Em 2020, 15 crianças estiveram em acolhimento familiar. Durante todo período de acolhimento, tanto a família acolhedora como a família de origem são acompanhadas por uma equipe técnica especializada, para orientação e apoio psicossocial.

A função da família acolhedora é assumir integralmente a guarda provisória de uma criança ou adolescente por no máximo 18 meses, oferecendo afeto, alimentação, convivência familiar e comunitária, assistência na educação e saúde.

Para ser uma família acolhedora é necessário preencher requisitos:

• Ser maior de 25 anos e não estar inscrito em cadastro de adoção;

• Morar em Piracicaba, sem perspectiva de mudança nos próximos três anos;

• Ser idôneo e gozar de boa saúde física e mental;

• Não possuir no seu núcleo familiar pessoa com problemas psiquiátricos ou dependência de álcool e outras drogas;

• Ter disponibilidade para participação sistemática do processo de capacitação e seleção, além de outras eventuais atividades no serviço e contar com a anuência de todos os membros da família, que deve ser manifestado à equipe durante o processo de seleção.

A sede do serviço está localizada na Rua Coronel João Mendes Pereira de Almeida, 200, no Nova América. O telefone para contato é (19) 3422-0621 e o e-mail é familiaacolhedora@piracicaba.sp.gov.br.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário