Portal da Cidade Rio das Pedras

Bem-estar

A mágica do riso

Rir é o melhor antídoto para o estresse, alivia a tensão do dia-a-dia e contribui para uma vida saudável

Publicado em 16/05/2019 às 06:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Com a tensão que vivemos em nosso dia-a-dia, devemos nos concentrar em momentos em que liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina acontecem. Portanto, sorrir é sim o melhor remédio, mesmo aquele tímido ou aquela risada sonora, possui diversos benefícios e é o grande aliado para conquistar uma vida mais leve e equilibrada. 

Uma boa gargalhada alivia a tensão física e possibilita um nível de relaxamento considerável, já que são 45 minutos que o corpo permanece relaxado após esse período. 

O riso também tem a função de estimular o sistema imunológico. As sessões de boas risadas ajudam na liberação da endorfina, um dos hormônios de bem-estar e relaxamento, que contribuem para a diminuição dos níveis de estresse e auxiliam o organismo na produção de células de defesa, responsáveis por blindá-lo de diversas doenças.


A pele e o coração também agradecem quando sorrimos. O coração de um adulto bate em média 70 vezes por minuto, quando soltamos uma gargalhada, os batimentos chegam a 120 por minuto. Esse ritmo acelerado do coração, faz com que a circulação sanguínea fique mais intensa e isso possibilita que os vasos sanguíneos sejam mais bombeados e o oxigênio chegue aos órgãos e tecidos com maior facilidade, contribuindo de uma forma geral para a saúde e para o aspecto da pele.

Os pulmões se beneficiam e muito com o ciclo de uma risada. Aquela gargalhada de tirar o fôlego promove uma limpeza nos pulmões, pois nesse processo inalamos mais ar e expiramos com mais força, ou seja, inalamos mais oxigênio e menos dióxido de carbono. 

Rir também estimula os órgãos digestivos, o ato de dar aquela risada gostosa, massageia intensamente os músculos abdominais, melhorando até situações de desconforto intestinal ou do estômago.  

Os movimentos provocados pelo gesto de rir funcionam como uma verdadeira ginástica facial e pode ser considerado um rejuvenescedor infalível, pois nesse momento de estímulo os músculos ficam mais firmes e isso previne para o surgimento de rugas, flacidez e linhas de expressão, além disso a aparência da pele fica cada vez mais bonita devido ao aumento da circulação de sangue nessa região. 


De maneira individual sorrir desencadeia mudanças físicas saudáveis em nosso organismo, mas compartilhar um sorriso une as pessoas e as relações sociais se tornam mais prazerosas e divertidas, a socialização que esse ato permite nos faz pessoas mais leves e felizes.

Por: Karla Camargo

Fonte:

Deixe seu comentário