Portal da Cidade Rio das Pedras

CIÊNCIA

Café: a companhia matinal que tem muitos apreciadores

Os fatos científicos que muitos não conhecem sobre a bebida mais consumida no mundo

Publicado em 20/05/2019 às 22:14
Atualizado em

Hoje em dia, depois da água o café é considerado a bebida mais consumida em todo o mundo (Foto: Divulgação)

Uma, duas, três até quatro xícaras de café, podem ser consumidas durante o dia e aquele mito que o sono é comprometido, se tomado nessa proporção, não é afetado e além de tudo isso possui benefícios satisfatórios para o nosso organismo. 

Hoje em dia, depois da água o café é considerado a bebida mais consumida em todo o mundo. Dentre os efeitos positivos no organismo já constatados, como de acelerar o metabolismo, estimular a memória e melhorar a concentração, a ciência fez descobertas positivas e que explicam porque as pessoas gostam tanto do cafezinho e o Portal Rio das Pedras, aproveitou para trazer todas as novidades que são desconhecidas pelos amantes dessa bebida.

Tomar café assim que acordamos não é necessário: assim que saímos da cama, produzimos o hormônio cortisol que promove a sensação de alerta, já que tem ligação com o hormônio do bem-estar que é a serotonina. O cortisol já que acordamos está em taxas elevadas, então o ideal é se acordamos as 8:00 da manhã, tomar a primeira xícara de café as 9:30 da manhã, em outras palavras é um desperdício consumir o café nesse período. Para manter o cortisol sempre em equilíbrio, a tarde o consumo deve acontecer entre 13:30 e 17:00, porque o hormônio reduz a sua quantidade no organismo nesse período.


Regula a função cerebral: O composto químico da cafeína é similar com o neurotransmissor do sono que é a adenosina, produzida ao longo do dia em níveis naturais em nosso organismo. A adenosina tem a função de controlar a intensidade do sono e a cafeína acaba fazendo o mesmo papel.

Prevenção de doenças: A Faculdade de Medicina de Lisboa (Portugal) realizou um estudo que detectou que o café tem princípios que previnem doenças como Alzheimer. Já outros estudam apontam que o café reduz riscos de doenças como Diabetes tipo 2, Parkinson e depressão em mulheres. 

Absorção rápida da cafeína: De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Barcelona (Espanha), foi constatado que após 10 minutos a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue e após 45 minutos supre toda a concentração necessária para causar algum efeito no organismo, que pode ser mantido de 3 a 5 horas.

Outros compostos presentes no café: Além da cafeína, o café possui outros compostos como os antioxidantes que possuem benefícios a saúde. Os antioxidantes protegem o corpo dos malefícios causados pelos radicais livres, que são moléculas que causam envelhecimento e estão ligadas a doenças como o câncer.

Dentre todos os pontos positivos, existe um que a ciência determina como delicado, já que trata da parte negativa de se tomar café. O consumo pode se tornar viciante, podendo alterar a química do cérebro, já que o aumento de consumo da cafeína, faz com que os receptores de adenosina sejam produzidos em maior escala e para conectá-los será necessário mais café no organismo. Todo esse processo causa dependência e caso seja reduzido o seu consumo, os sintomas de abstinência são notórios, como fadiga, irritabilidade e dores de cabeça. 

Quando ouvimos a palavra vício, sabemos que o cuidado deve ser redobrado, portanto se atentar a isso em relação ao consumo de café, faz com que tenhamos equilíbrio e uma vida mais tranquila, porque tudo em excesso tem seu lado ruim e as vezes pode até comprometer a nossa saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário