Portal da Cidade Rio das Pedras

ESTAÇÃO

Coronavírus no outono: quais cuidados devemos tomar nessa estação?

A estação de outono pode representar um aumento nas crises alérgicas ou resfriados. O que isso representa para a pandemia de coronavírus?

Publicado em 14/04/2020 às 08:16

O outono termina em 20 de junho de 2020 (Foto: Divulgação)

Na estação outono costuma representar, todos os anos, um aumento significativo nas alergias e doenças respiratórias. Desta vez, há ainda a pandemia do novo coronavírus para somar às preocupações: existem cuidados que precisamos tomar considerando as mudanças bruscas de temperatura e queda na umidade do ar?

O outono, na verdade, não interfere no risco de contágio do Covid-19 ou na prevenção da doença: evitar aglomerações, proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir, não tocar o rosto e higienizar as mãos com bastante frequência continuam sendo as orientações. Por outro lado, o risco de confundir o novo coronavírus com uma crise alérgica, por exemplo, se torna maior nessa época do ano.

De acordo com o otorrinolaringologista Alexandre Colombini, da Cia da Consulta, “a pessoa que não está contaminada, mas está numa crise alérgica respiratória pode correr mais riscos devido à tendência de coçar muito o nariz, de coçar o olho… Isso pode levar o vírus que está na mão desse paciente para o rosto e facilitar o contágio através dessa manipulação”, explica Colombini. Ou seja, a estação pede cuidados em dobro com as medidas de prevenção que já conhecemos.

Além disso, é importante seguir atento às diferenças entre resfriados, alergias respiratórias e o novo coronavírus, cujos sintomas podem ser muito parecidos. Segundo o Ministério da Saúde, a principal diferença entre as enfermidades está na ocorrência de febre alta ou baixa, que não pode ser causada por alergias e tem incidência baixa em resfriados.


Já entre a gripe e o Covid-19, as principais diferenças estão na intensidade dos sintomas: enquanto espirros são relativamente frequentes na primeira, o mesmo sintoma surge de forma rara para o novo coronavírus. Já a falta de ar acontece de maneira inversa: mais frequente nos casos de Covid-19 e raramente em pacientes gripados.

A pasta, porém, reforça que em casos de sintomas leves o paciente não deve buscar o serviço de saúde neste momento. A orientação busca proteger pessoas da contaminação, considerando a quantidade de doentes infecciosos que podem estar nos hospitais durante a pandemia , além de reduzir a superlotação das instituições de saúde em um momento crítico.

São considerados sintomas leves a ocorrência de febre baixa, coriza, dor no corpo, espirros e tosse. O paciente deve ficar alerta em casos de falta de ar, que podem significar um quadro avançado da doença causada pelo novo coronavírus.



✔️Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 974091519 na sua agende de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

✔️Ou se preferir clique no link abaixo para participar do GRUPO do Portal da Cidade RDP e receba as informações e fique atualizado!!! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📲 Para participar do grupo clique neste link: 👉https://chat.whatsapp.com/JJd3FwZmXmsF43KUBITYiZ


✔️Acompanhe também o Portal da Cidade Rio das Pedras nas redes Sociais:

👉 Facebook

👉 Instagram

Deixe seu comentário