Portal da Cidade Rio das Pedras

FALSO NEGATIVO

Entenda por que pacientes com sintomas padrão podem negativar teste de dengue

Especialistas explicam como um exame pode errar o diagnóstico da doença e o que deve ser feito nesses casos.

Publicado em 29/04/2024 às 10:41
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Febre alta, dor de cabeça forte, dor atrás dos olhos, vômitos, manchas vermelhas na pele e um teste negativo para dengue. É um cenário possível e até mesmo comum, mas por que pacientes com sintomas clássicos da doença podem testar negativo para o vírus transmitido para o Aedes aegypti?

Segundo o médico infectologista formado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Sidnei Bertholdi, que atua na Santa Casa de Piracicaba (SP), vários fatores podem influenciar um exame de dengue. Para começar a entender o porquê existem os falsos negativos, é preciso compreender que:

  • Existem diferentes tipos de testes;
  • O dia no qual o teste faz diferença;
  • O fabricante do teste pode influenciar

Em Piracicaba, até sexta-feira (26), foram confirmados 10.414 casos de dengue em 2024 e cinco mortes. Apesar do número ser um dos piores desde os anos 2000, ainda existe a possibilidade de subnotificação, tanto pelos falsos negativos quanto pela falta de procura por atendimento médico.

Mesmo o número de casos sendo alto em Piracicaba, vale ressaltar que Rio das Pedras tem números baixos e não enfrenta uma epidemia de dengue até o momento. 

Quais são os sintomas clássicos da dengue?

Essa pergunta pode até parecer redundante em tempos de epidemia da doença, mas o infectologista da Santa Casa de Piracicaba traz uma ressalva importante.

"Febre e dores no corpo e manchas na pele são sintomas bastante inespecíficos. Dezenas de outras doenças se comportam de maneira semelhante, e ocorrem o ano inteiro. A apresentação inicial das doenças pode ser totalmente indistinguível", diz Bertholdi.

Doenças como dengue, Chikungunya, Zika vírus, Influenza, Covid19, leptospirose, febre amarela, febre maculosa, rubéola, escarlatina, malária, salmonelose e até mesmo reações alérgicas a medicações podem ter sintomas muito semelhantes, principalmente na fase inicial.

Em épocas como esta, a dengue costuma ser a primeira aposta dos médicos por conta de outras evidências que sustentam a hipótese, como outros casos da doença na família ou vizinhos ao mesmo tempo. Neste cenário em especial, a suspeita pode permanecer mesmo com o exame negativo.

O que fazer em caso de sintomas clássicos e teste negativo para dengue?

O infectologista da Santa Casa de Piracicaba explica que em situações de epidemia e milhares de casos confirmados, um caso muito suspeito deve receber o mesmo tratamento de um caso confirmado, mesmo com exame negativo.

Ou seja, é necessário seguir a avaliação médica independente do resultado do teste, até porque existem condutas que podem piorar muito o quadro de dengue.

Fonte:

Deixe seu comentário