Portal da Cidade Rio das Pedras

ALERTA

A Secretaria da Saúde realiza neste sábado dia (20) a Campanha Julho Amarelo

Os testes serão realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Matheus Gabriel Bonassa, das 8h às 13h

Publicado em 19/07/2019 às 02:15
Atualizado em

Julho Amarelo (Foto: Divulgação Facebook Prefeitura)

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que é comemorado no próximo 28. No Brasil, a lei que institui o Julho Amarelo (13.802/19), a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, só foi sancionada pelo governo federal em janeiro deste ano.

A sanção da data pelo presidente Jair Bolsonaro veio para dar o devido destaque ao sinal de alerta que os números acerca das hepatites virais vêm emitindo a cada ano.

O Ministério da Saúde estima que existam quase 2 milhões de brasileiros portadores de hepatites virais, sendo 1,7 milhões portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B. Só em 2017 o Brasil registrou 40.198 novos casos de hepatites virais. 

O grande desafio no que se refere às hepatites virais é a falta de conhecimento, uma vez que a doença não possui sintomas, muitas pessoas não sabem que estão infectadas e, além de não realizarem o devido tratamento acabam disseminando a doença. Por isso recomenda-se a realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

As hepatites virais (especialmente A, B e C) podem ser transmitidas pela água e alimentos contaminados, de uma pessoa para outra por via sexual, por meio de fluidos corporais (compartilhar o mesmo barbeador, manicure, usuários de drogas etc) e verticalmente, ou seja, da mãe para os filhos, por isso a contaminação é bastante comum e a disseminação muito fácil e rápida. 

Não existe tratamento para a forma aguda da hepatite, apenas para os sintomas como náuseas e vômitos que as vezes acometem os portadores da doença. Uma das principais indicações para quem adquiriu a doença é o repouso, pela própria condição do paciente, que com o passar do tempo pode ir ficando bastante debilitado. 

O “Julho Amarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C. 

E com esse intuído de prevenção e alerta a população riopedrense a Secretaria da Saúde de Rio das Pedras realiza neste sábado dia (20) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Matheus Gabriel Bonassa a campanha Julho Amarelo, com a realização de testes rápidos das hepatites tipo B e C e do vírus HIV/AIDS. Além dos testes rápidos, serão feitos agendamentos de exames da mamografia e a coleta de papanicolau para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. 


Os testes serão realizados na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa das 8h às 13h, os interessados em fazer os exames preventivos devem comparecer á Unidade com CPF, RG,Cartão do Posto e Cartão do SUS.

Fonte:

Deixe seu comentário