Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Longevidade combina com bons hábitos

Cuidar do corpo e da mente são quesitos essenciais que toda pessoa deve ter para conquistar bem-estar e qualidade de vida

Publicado em 11/05/2019 às 03:41
Atualizado em

Cuidar do corpo e da mente deve ser de uma forma interligada, reservar um tempo para meditar, estar em contato com a natureza, fazer uma atividade que gosta é essencial para se ter uma vida saudável (Foto: Divulgação)

Dormir pouco, ter uma rotina de trabalho exaustiva, comer o primeiro fastfood que aparece na frente, já se tornou prática comum entre as pessoas, manter essa vida atribulada por um longo período, acarreta muitos malefícios a saúde e dar o primeiro passo para alterar esse quadro é um momento de escolha e reequilibrar um organismo demanda paciência e comprometimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde não significa ausência de doenças, e sim o completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo. A partir disso, o mesmo deve procurar a medicina preventiva que, tem como intuito evitar o aparecimento de lesões e doenças.

A pessoa que se cuida ao longo da vida tem resultados satisfatórios, manter-se em equilíbrio desde os primeiros anos de vida até a vida madura, favorece uma vida mais tranquila na terceira idade. Se exercitar, se alimentar de forma adequada, dormir bem, ter momentos de lazer são algumas das atitudes que todo o ser humano deveria incorporar em seu dia-a-dia.

O Portal da Cidade elencou para você, o que pode ser considerado o beabá da saúde:

- Uso do protetor solar: Se proteger dos raios UVA e UVB evita o envelhecimento precoce e tumores na pele.

- Ingerir água: A hidratação é imprescindível para o funcionamento do organismo e responsável por uma pele saudável.

- Alimentação equilibrada: Não é mito os pratos coloridos, deve-se ingerir a proteína, verdura, legumes, carboidrato e oleaginosas, em pequenas porções. Manter uma dieta saudável, optando por alimentos naturais, deixando de lado os alimentos industrializados.

- Comer lanches saudáveis entre as principais refeições é importante para manter nível energético e evitar ganho de peso.

- Não tomar banhos quentes: A pele fica muito vulnerável, banhos quentes removem a gordura da pele.


- Esportes: Contribui com o fortalecimento dos músculos, auxilia na circulação e na postura corporal, a prática de exercícios físicos eleva os níveis de hormônios responsáveis pelo bem-estar, além de ser um grande aliado na manutenção do peso corporal ideal.

- Dormir 8 horas por dia: Mesmo sendo uma tarefa difícil, ter uma boa noite de sono, possibilita que o nosso balanço hormonal fique em ordem, evitando o surgimento de doenças. O aumento de peso, o aparecimento de acne, o envelhecimento precoce, estão ligadas a poucas horas de sono.

- Mente: Cuidar do corpo e da mente deve ser de uma forma interligada, reservar um tempo para meditar, estar em contato com a natureza, fazer uma atividade que gosta é essencial para se ter uma vida saudável.

Fonte:

Deixe seu comentário