Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Os aromas que traduzem a cura

A aromaterapia é uma técnica da medicina holística que vem ganhando espaço e novos adeptos em busca da cura física e mental

Publicado em 22/05/2019 às 23:12
Atualizado em

A aromaterapia a técnica da medicina holística (Foto: Divulgação)

Se desvencilhar do uso de medicamentos sintéticos não é a solução para muitas enfermidades, mas estar em contato com a medicina holística, que tem a função de tratar o indivíduo como um todo, pode se tornar mais uma opção de tratamento, as vezes responsável pela cura e pela prevenção de outras doenças.

Dentre as técnicas mais conhecidas na medicina holística, a aromaterapia é uma modalidade de tratamento aplicado a um ramo da fitoterapia, que faz uso de essências extraídas de flores, plantas, raízes, madeiras e afins. Essa prática terapêutica utiliza os óleos 100% puros com o intuito de restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal, visando sempre a saúde física e o bem-estar.

O terapeuta holístico deve realizar um mapeamento físico e psicológico das pessoas para o início do tratamento com aromas, realizados a partir de massagens, águas de banho e através da inalação. Esse auxílio a tratamentos alopáticos ou homeopáticos que a aromaterapia proporciona podem ser aplicados semanalmente, a cada 15 dias e mensal a critério do paciente e de acordo com o tratamento estipulado.  

Abaixo uma relação dos óleos essenciais mais utilizados e suas propriedades em cada tratamento:

Alecrim: é um óleo energizante, que tem funções analgésica, fungicida, anti-inflamatória e antisséptica. Tem efeitos satisfatórios para o sistema nervoso, estimulante circulatório, eficiência comprovada também em dores musculares e em doenças como asma, bronquite, dermatite, eczma e sinustise.

Camomila: considerada a erva da tranquilidade, possui dois tipos: a camomila romana, utilizada para dores musculares, dentes, ouvidos e reumatismo, também é aconselhada para tratamento dermatológicos de acnes, eczmas, dermatites, para desconforto do sistema digestivo e ginecológico. O outro tipo de camomila é a alemã contribui com curas de dores musculares, articulares e síndrome do intestino irritável. 

Eucalipto: Previne doenças respiratórias, fortalece o sistema imunológico, purificador de ar – contra bactérias e fungos-, repelente de insetos, também o óleo é utilizado para tratamentos dermatológicos em peles oleosas, ou até mesmo para picadas de inseto, queimaduras, bolhas, infecções cutâneas em geral.

Gerâneo: é uma erva relaxante que tem propriedades antidepressivas, antissépticas, antibióticas e diuréticas. As mulheres podem usar o gerânio para alívio da tensão pré-menstrual e sintomas de menopausa e é benéfica para a pele no tratamento de eczma, dermatites e cortes, além de ser um repelente de insetos. Trata também casos de hemorroidas, úlceras, edemas, piolho, má circulação e dores de garganta.


Hortelã-pimenta: Combatente do estresse, esse óleo essencial trabalha questões relacionadas ao emocional, combate a depressão, fadiga mental, além de melhorar quadros de dores de cabeça, enxaquecas, tonturas. Utilizada no tratamento de tuberculose, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite, cuida também do trato intestinal e de irritações na pele.

Lavanda: É o óleo mais utilizado para questões relacionadas a estresse e tensões nervosas, pode ser aplicado diretamente na pele e pode combater a insônia, a ansiedade e a depressão, traz alívio a dores musculares e hematomas. É antisséptico e costuma ter um bom resultado em picadas de inseto, além de ser um excelente regenerador de pele em casos de queimaduras.  

Limão Tahiti ou Siciliano: Melhora o sistema circulatório, diminui a tensão arterial, estimula o sistema digestivo, ajuda a aliviar as dores de cabeça e enxaqueca e dores relacionadas a artrite e reumatismo. Diminui sintomas de gripes e resfriados e é indicado para tratamentos dermatológicos e capilares. 

Rosa: O óleo essencial de rosa tem efeito calmante que são ativados em momentos como depressão, tensão, estresse e perda de um ente querido. O fígado, a vesícula e o sistema circulatório, com esse óleo passam a trabalhar melhor. Doenças cardiovasculares podem ser tratadas como palpitações e arritmias, além de cuidar de doenças como asma, tosse crônica, alergias, herpes e inflamações diversas.

Tea Tree ou Óleo essencial de Melaleuca: Possui diversos benefícios ao organismo, desde ação bactericida, antiviral, fungicida até anti-infecciosa. Controla fungos em problemas de pele e unha, utilizado também em casos de candidíase e herpes em banhos íntimos, além de fortalecer o sistema imunológico, combate mau hálito e mau cheiro nos pés. 

Yang-Yang: É um óleo antidepressivo, tranquilizante e atua como afrodisíaco, sendo utilizado em tratamento de impotência e frigidez. Combate ansiedade, medo, pânico, tensão e além disso trata infecções intestinais, tensão alta, batimentos cardíacos elevados e respiração acelerada. 


Fonte:

Deixe seu comentário