Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Porque não desistir no frio

Manter uma rotina de exercícios no frio possibilita diversos benefícios, sem contar que o gasto calórico é bem maior

Publicado em 17/05/2019 às 03:37
Atualizado em

Treinar no frio também deixa a pele mais bonita e saudável (Foto: Divulgação)

Com a chegada do frio, a falta de disposição para exercícios físicos vem junto, mas o que realmente não passa em nossa cabeça é que é justamente nesse período que o nosso corpo mais responde a esses estímulos. O jeito é colocar uma blusa de frio, calçar um tênis e encarar a nossa preguiça, do que depois ter que correr atrás do prejuízo.

Um ponto positivo para quem já pratica exercícios é que o corpo já está acostumado e perder peso nessa fase do ano é bem mais fácil. O organismo irá precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia, ou seja, o metabolismo em dias frios se torna mais rápido.


A redução da gordura corporal também é satisfatória no inverno. Se aproveitar esse gasto calórico extra, tendo como aliado o exercício físico e uma dieta equilibrada, pode ser motivador e nos fazer abandonar de vez o edredom.

Durante as atividades não se nota o desconforto dos dias quentes, a temperatura não fica elevada e com isso os treinos se tornam mais intensos e a com maior duração, o cansaço demora a aparecer e esse ritmo prolonga a queima de caloria.

Se exercitar no frio acaba tendo mais benefícios do que imaginamos, a exposição ao ar gelado que uma caminhada ou uma corrida proporciona, auxilia no sistema imunológico, pois estar em contato com baixas temperaturas, reduz o risco de doenças comuns como a gripe e o resfriado.


Órgãos como coração e os pulmões são fortalecidos nesse período. O coração no frio precisa bombear com mais agilidade o sangue para aquecer o nosso corpo, por este motivo, existe um aumento na circulação sanguínea, que promove a redução da pressão arterial e a limpeza das artérias, prevenindo o AVC, infarto e a hipertensão.

Por conta da temperatura baixa, respirar quando se exercita no frio é mais difícil, devido a diferença de temperatura, esse estímulo faz com que o pulmão passe a utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando a performance do corpo nos treinos e conquistando mais disposição para o seu dia-a-dia.


Treinar no frio também deixa a pele mais bonita e saudável. Com o mesmo propósito da água fria, que mantém os poros da pele fechados, evitando o excesso de oleosidade e o surgimento de cravos, quando se finaliza um treino em um ambiente frio, se tem a mesma sensação, os poros ficam bem diminuídos.

Por Karla Camargo

Fonte:

Deixe seu comentário