Portal da Cidade Rio das Pedras

ATENDIMENTO

Saúde de Rio das Pedras instala tenda para monitoramento de suspeitos de COVID19

O posto foi colocado ao lado da UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa, no Bairro São Cristóvão

Publicado em 18/07/2020 às 06:27

(Foto: Site Prefeitura Municipal de Rio das Pedras)

Para agilizar o fluxo de atendimento de pessoas com sintomas do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde instalou uma tenda para atender e monitorar pacientes. O posto foi colocado ao lado da UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa, no São Cristóvão. Além de dar mais rapidez à triagem, separa pacientes com suspeita da doença de outros pacientes que buscam atendimento de rotina, como consultas médicas, vacinação e atendimentos odontológicos.

Os profissionais de saúde estão incumbidos em receber pacientes que chegam à tenda e realizar a triagem. Entre os principais sintomas do coronavírus estão tosse seca, febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, diarreia, perda de paladar e olfato, dificuldade para respirar. Os casos suspeitos são encaminhados para a tenda, evitando a proximidade com outras pessoas que estejam sendo atendidas nas unidades. Além de examinar, os profissionais da saúde irão orientar a respeito dos cuidados domiciliares e prevenção ao contágio.

“O objetivo é ter um fluxo rápido, focado, para o paciente ficar o menor tempo possível na rua exposto e com o risco de infectar outras pessoas”, explica Filemon Silvano, secretário da Saúde. Se houver a necessidade, será colhido o material para o teste rápido do Covid-19. “Pessoa pega senha e vai para a tenda, onde será avaliada, responderá ao questionário e será feito o teste rápido caso se enquadre nos requisitos do Ministério da Saúde, será encaminhado para atendimento médico ou ao Pronto Socorro caso necessário”, detalha Valdirene Garcia, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Segundo Filemon, os atendimentos na tenda estão planejados para durar, no mínimo, três meses, tempo estimado pelas autoridades de saúde para o período crítico da pandemia no Brasil. “As coisas estão mudando muito rápido. Devido ao aumento no número de casos em nosso município, montamos a tenda para atendimento específico dos casos suspeitos do Covid. Se a pessoa tiver dúvidas a respeito da doença, também pode procurar a unidade”, completa o secretário da Saúde.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 974091519 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado!!! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.


🟦 Facebook

🟧 Instagram

🟥 YouTube

🌐 Twitter

🔳 Câmera ao Vivo da Cidade

Deixe seu comentário