Portal da Cidade Rio das Pedras

CUIDADOS

Secretaria de Saúde alerta para a alta incidência de ataque de Escorpião

É importante redobrar a atenção e tomar alguns cuidados para evitar acidentes

Publicado em 25/08/2022 às 09:55
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Google Imagens )

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na última quarta-feira (24), um comunicado alertando para a alta incidência de escorpiões neste período do ano. 

As ferroadas dos escorpiões podem ser fatais ao ser humano, principalmente em crianças e idosos. É importante redobrar a atenção e tomar alguns cuidados para evitar acidentes. 

Os sintomas acusados pelo ataque podem ser leves, moderados ou graves, com dor intensa no local, agitação, aumento no batimento cardíaco, vômitos, agitação, suor, salivação excessiva, hipotermia, convulsões, edema pulmonar, insuficiência cardíaca e choque, podendo levar ao óbito. 

Depois da ferroada, é importante não espremer, nem sugar o veneno ou fazer torniquete no local. Deve-se lavar o local com água e sabão e aplicar compressa morna. E o mais importante, procurar o atendimento médico o mais rápido possível. 

A orientação da secretaria em seu comunicado é que que quintais, jardins, terrenos e áreas verdes ou áreas naturais de ocorrência de animais peçonhentos devem ser mantidos constantemente limpos, sem mato alto, lixo ou entulho, já que os escorpiões se abrigam nessas vegetações ou materiais, podendo invadir as residências próximas, ocasionando acidentes.

Outro ponto importante é o cuidado dentro de casa, mantendo bem fechados todos os ralos internos e externos ao imóvel, com grelhas do tipo abre/fecha ou telas de nylon sob as grelhas de escoamento de água de chuva; deve-se vedar as soleiras das portas; conservar o quintal, jardim, despensas, garagens e porões sempre limpos, com mato sempre cortado, evitando acumular materiais nesses locais. Também dentro das residências, é importante não deixar berços e camas encostados na parede. 

Material de construção e garrafas empilhadas devem ser mantidas longe das paredes, do teto e em lugar bem arejado, promovendo a mudança dos materiais de local sempre que possível. Também é uma boa medida preventiva fechar as frestas existentes em paredes ou pisos e finalmente, sacudir roupas, toalhas e calçados antes de usar. 

Em caso de ataque de Escorpiões - Adultos devem procurar o Pronto-socorro ou o Hospital de Referência, no nosso Município é o Hospital (Santa Casa - Piracicaba ) 

Crianças com Menos de 10 anos deverão ser Levadas direto ao Hospital de Referência ( Santa Casa - Piracicaba) 

Denúncia de Locais com Mato Alto, Entulhos, e que possam servir como criadouro de escorpião podem ser denunciados para : 

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: (19) 3493- 3142 ou (19) 3493- 6439  

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: (19) 3493-6900





🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário