Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde promove atividades durante o Outubro Rosa

Serão três dias de evento: 11,12 e 13 de outubro, na Praça da Concha Acústica, a Secretaria de Saúde realizará atividades para marcar o mês do Outubro Rosa

Publicado em 07/10/2019 às 05:21
Atualizado em

Combate ao Câncer de Mama. A prevenção é o melhor caminho! (Foto: Facebook Prefeitura)

0:00
0:00

Todas as unidades de saúde da Atenção Básica irão desenvolver em Rio das Pedras, durante todo o mês de outubro, atividades de orientação, promoção da saúde e prevenção ao câncer feminino. Ações que serão intensificados durante todo o mês na campanha internacionalmente denominada Outubro Rosa, realizada anualmente pela Secretaria de Saúde.

Em cada unidade, mulheres serão convidadas a realizar o rastreamento de câncer de colo de útero (papanicolau) e mama (mamografia de rastreamento e diagnóstica, se necessária), ambos os exames com livre demanda e agendamento. Serão realizadas rodas de conversa na sala de espera de consultas médicas, de enfermagem, dentre outras atividades em planejamento.


Nos dias 11,12 e 13 de outubro, na Praça da Concha Acústica, a Secretaria de Saúde realiza atividades para marcar o mês do Outubro Rosa. Na sexta-feira (11), a partir das 19h, haverá apresentação dos cantores Lucas e Maju, no sábado a partir das 14h haverá apresentações de teatro com Patati Patata cover, Mamonas Assassinas e shows de rock dos anos 40 a 90. No domingo (13 de outubro), à partir das 14h, haverá show de gospel, apresentação de grupos de dança formado por pacientes diagnosticados com câncer e, para finalizar, apresentação de pagode com Ynocencia A+.

Esses eventos integram a Campanha Nacional de Prevenção Outubro Rosa e visam levar informações sobre exames, diagnósticos, como papanicolaou, autoexame de mama e mamografia, além de ações complementares de conscientização sobre o problema.




OUTUBRO ROSA - O mês de outubro é internacionalmente dedicado à campanha 'Outubro Rosa'. Trata-se de uma movimentação que envolve diversos setores da sociedade em prol da luta contra o Câncer de Mama e na promoção da saúde da mulher.

A campanha é realizada ao redor do mundo desde a década de 90. O movimento teve início quando a "Fundação Susan G. Komen for the Cure" lançou o laço na cor rosa e distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York (EUA). O laço representa a luta contra o câncer e até hoje é utilizado como símbolo nas campanhas.

Esse movimento serve para estimular a participação popular no controle do câncer de mama e compartilhar informações sobre a doença, além de promover a conscientização com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

O que é o Câncer de Mama?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama formando um tumor. Existem tipos diferentes da doença tendo velocidades variadas de desenvolvimento.

A doença é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, perdendo, apenas, para o câncer de pele. No Brasil estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama nos anos de 2018 e 2019. Em 2015 ocorreram 15.403 óbitos pela doença no país. Em Piracicaba o número absoluto de óbitos de mulheres no período de 2015 a 2018 foi: 181 casos relacionados à neoplasia de mama: e 29, à neoplasia de colo de útero.

Apesar do cenário preocupante, o câncer de mama tem grandes chances de cura se descoberto precocemente. Além disso, há ações e fatores que podem auxiliar na prevenção. Autoconhecimento é importante.

Fonte:

Deixe seu comentário