Portal da Cidade Rio das Pedras

MASSAGEM

Shiatsu: Alívio e Revitalização inspirados pela medicina chinesa

Você sabia que em Rio das Pedras você encontra este método terapêutico? Sim! No Espaço da Massagem, com a Massoterapeuta Claudete Yado. Saiba Mais!

Publicado em 09/09/2020 às 21:40

(Foto: Divulgação)

Imagine a seguinte situação: reunião de equipe, você é o responsável pela condução da pauta, todas as atenções voltadas para você e uma dor nas costas que não te abandona há meses resolveu logo agora atacar com força total, prejudicando o seu desempenho e também tirando muito da sua motivação e tranquilidade para executar esse processo.

Indo mais além, pense que todos ao seu redor notaram a sua indisposição e os olhares de estranheza circulam pela sala de reunião. O nervosismo cresce e você se perde. Já não lembra mais o que deveria falar, mas também não consegue pedir ajuda ou cancelar a reunião. E a dor? A dor está pior do que nunca esteve, afinal, o seu Superior acaba de chegar para verificar como você está indo, o que eleva consideravelmente seu grau de estresse e preocupação. No fim, a reunião é cancelada porque o seu corpo não suportou tanta pressão e dor, abrindo mão de qualquer esforço e entrando em desligamento total. Da empresa para o hospital mais próximo da região. Você, alguns colegas de trabalho e a certeza: preciso, definitivamente, cuidar de mim.

É fato que não podemos abrir mão das nossas atividades profissionais e cotidianas, porém, é de extrema importância que conciliemos todas elas com a nossa saúde corporal e mental. O estresse, a depressão e até síndromes como a Síndrome de Burnout, estado de esgotamento físico e mental onde a causa está diretamente ligada à vida profissional do indivíduo, podem nos levar a situações críticas em que nossa saúde e integridade estarão em risco.

E o que fazer para melhorar nossa qualidade de vida antes, durante e depois de um dia intenso de trabalho, por exemplo? Melhor ainda: Que tipo de terapia é possível adotar para que corpo e minha mente alcancem o equilíbrio necessário entre o meu estado emocional e a minha rotina?

Conheça agora o Shiatsu e os seus benefícios.

Origem e História

Iniciando sua história na Tradicional Medicina Chinesa, o Shiatsu é uma prática terapêutica que surgiu nos tempos antigos, quando os médicos chineses não tinham como objetivo tratar pessoas enfermas, e sim mantê-las sadias e plenas através de tratamentos regulares e preventivos.

Muitos métodos terapêuticos originários da Medicina Chinesa foram levados ao Japão pelos chineses. Um dos principais, o Tao Yinn, que combinava a automassagem e movimentos para desintoxicar e rejuvenescer, teve sua prática repaginada pelos japoneses. Atrelado a outras técnicas, o Tao Yinn deu luz à massagem de liberação miofascial que, mais à frente, deu origem à massagem Shiatsu, reconhecida forma terapêutica desde a década de 50, visando reparar o mau funcionamento interno do corpo, zelar pela saúde e tratar de doenças específicas.

No Brasil, tomou lugar com a chegada dos imigrantes japoneses, apenas nos territórios de colônias nipônicas, até que na década de 80 quebrou as barreiras e passou a ser bem mais divulgado e praticado.

O que é Shiatsu?

O Shiatsu (shi= dedos atsu = pressão ou contato) tem como objetivo equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos. Você deve se perguntar o que é esse tal Ki. Certo? A gente explica.

De acordo com a Medicina Oriental, toda doença é uma estagnação do nosso Ki, (ou Chi, em chinês) a energia vital que transita pelos canais e linhas de energias do corpo. No Shiatsu, quando há um bloqueio nesse fluxo de Ki, o pressionar de meridianos – pontos formados por canais ou linhas de energia no corpo – produz mais Ki ao longo de toda a área estagnada, adoecida ou com dores.

Os pontos específicos pressionados são denominados tsubos. São eles que compõem os meridianos, principais pontos de atuação e energização que o Shiatsu trabalha.

Prática e Benefícios do Shiatsu

O Shiatsu traz a oportunidade de dar uma pausa na sua rotina para dedicar um tempinho à sua saúde e bem-estar. Com o objetivo de levá-lo à normalidade, focando integralmente nas suas zonas de bloqueio e tensão, o terapeuta se conecta ao seu padrão de respiração sem pressa e com total dedicação, realizando a massagem no local a ser tratado com o paciente deitado e com a utilização de óleos essenciais, promovendo o relaxamento e alívio de tensões.

Ativar a resposta de autocura em benefício da sua saúde como resposta ao estresse também é função do Shiatsu. Ao trabalhar as manifestações comuns ao estado em questão, como tensão no pescoço, dores lombares, desconforto nos ombros, pressão na cabeça e ansiedade, o sistema de meridianos e órgãos internos é reajustado, o que traz mais energia e potencial para encarar de frente as situações que desencadeiam estresse.

O efeito de pressão que é feito com os polegares faz com que a circulação sanguínea ocorra de forma mais uniforme, o que nutre e oxigena o corpo com mais eficácia, diminuindo o estresse e a tensão muscular. Já o efeito de alongamento renova a flexibilidade do corpo e oferece mais oxigenação dos músculos, bem como a liberação do diafragma, também promovida na prática, melhorando o sistema pulmonar.

Então, agora vamos recapitular todos os benefícios da prática:

  • Alívio de tensões musculares;
  • Melhora da postura corporal;
  • Aumento e melhora da circulação;
  • Reequilíbrio do fluxo energético;
  • Facilita a eliminação de toxinas;
  • Equilibra o sistema nervoso;
  • Redução da fadiga muscular;
  • Estabilidade dos distúrbios promovidos pela ansiedade;
  • Regulação dos distúrbios do sono;
  • Redução da pressão arterial;
  • Aumento do nível de endorfinas.

Você sabia que em Rio das Pedras você encontra este método terapêutico?

Sim! No Espaço da Massagem, com a Massoterapeuta Claudete Yado.

Lá você encontra horários flexíveis, e vários pacotes especiais que certamente merecem espaço na sua rotina. Entre em contato agora mesmo e agende seu horário!


É importante frisar que o Shiatsu é uma massagem terapêutica que deve ser executada por especialistas qualificados, por isso, a Massoterapeuta Claudete Yado se compromete integralmente em oferecer o serviço nas suas instalações com a certeza que você encontrará o que precisa e contando sempre com uma profissional que entende do assunto.

Não deixe o estresse e as tensões diárias o impedirem de ser feliz. O mundo maravilhoso e poderoso do Shiatsu te espera!




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 974091519 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário