Portal da Cidade Rio das Pedras

COVID-19

USP São Carlos desenvolve método para identificar gravidade em infectados

Para identificar a gravidade, os pesquisadores utilizaram o plasma sanguíneo para a análise

Publicado em 21/06/2022 às 12:55

(Foto: Divulgação / Google Imagens)

Um método desenvolvido por pesquisadores da USP São Carlos consegue prever qual será a gravidade da infeção por COVID-19 em pacientes que estão com a doença. Para identificar a gravidade, os pesquisadores utilizaram o plasma sanguíneo para a análise.

É o primeiro passo para a criação de um protocolo que pode auxiliar a identificação da gravidade já nos primeiros dias, auxiliando assim médicos, hospitais e salvando a vida de milhões de pessoas. Com o método, já na triagem descobriríamos quem precisa de maiores cuidados.

Foram analisadas amostras de plasma sanguíneo de 110 pacientes com sintomas gripais que deram entrada no Hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Do número inicial, 53 estavam contaminados e 10 desenvolveram a forma mais grave da doença. Dois deles faleceram.

 Foram monitoradas seis substâncias produzidas pelo corpo chamadas metabólitos. O grupo dos casos mais graves apresentou variações maiores nos metabólitos no estágio inicial da doença, o que pode auxiliar os médicos a direcionar um caso grave para a internação já no primeiro atendimento apenas com um exame de sangue.

A pesquisa foi publicada na revista científica “Journal of Proteome Research. Para validar a técnica, o número de amostras testadas deve ser ampliado, além de analisar outros grupos de pessoas, como por exemplo o de vacinados.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário