Portal da Cidade Rio das Pedras

NOVA ESTAÇÃO

Primavera começa nesta terça-feira com expectativa de mais calor e chuva

Estação tem início às 21h05 e marca a transição do período seco para o chuvoso na região Sudeste

Publicado em 22/09/2026 às 08:53

A primavera começa oficialmente nesta terça-feira, 22 de setembro, às 21h05, pelo horário de Brasília. No Hemisfério Sul, a estação seguirá até o dia 21 de dezembro, às 18h50, quando terá início o verão.

Conhecida pelo florescimento de diversas espécies e pelo aumento gradual das temperaturas, a primavera é também um período de transição entre as estações seca e chuvosa, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Para Rio das Pedras e demais cidades do interior paulista, os próximos meses devem apresentar dias mais quentes, aumento da umidade e retorno gradual das pancadas de chuva.


O que é o equinócio?

O início da primavera é marcado pelo equinócio, fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol cruza o equador celeste.

Nesse período, o dia e a noite apresentam duração aproximada. A partir de agora, no Hemisfério Sul, os dias ficarão progressivamente mais longos e as noites mais curtas até a chegada do verão.

As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra e ao movimento realizado pelo planeta ao redor do Sol.


Calor e temporais devem ganhar força

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a primavera ocorre a intensificação do transporte de umidade da Amazônia para outras regiões do país, favorecendo o retorno das chuvas ao Sudeste.

As precipitações podem ocorrer em forma de pancadas rápidas e localizadas, acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A tendência é que as chuvas se tornem mais frequentes principalmente a partir de outubro.

A estação também pode registrar períodos de calor intenso e baixa umidade do ar, especialmente durante as tardes. O contraste entre o ar quente e a passagem de frentes frias aumenta as condições para mudanças rápidas no tempo e formação de tempestades.


Cuidados durante a estação

Nos dias mais quentes e secos, a orientação é reforçar a hidratação, utilizar protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

Em situações de chuva forte, a população deve evitar áreas sujeitas a alagamentos, não se abrigar sob árvores e acompanhar os alertas emitidos pela Defesa Civil e pelos órgãos de meteorologia.

Fonte: Portal da Cidade Rio das Pedras

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp