Portal da Cidade Rio das Pedras

DICAS

13º salário em tempos de Corona Vírus

Especialista dá 6 dicas de como aproveitar bem a grana extra do fim do ano

Publicado em 09/11/2020 às 22:55

Felipe Bianchim, gerente financeiro da Cocre, Cooperativa de Crédito do Sistema Sicoob. (Foto: Juliana Freitas - JF Comunicação)

Conselhos financeiros vão além de só quitar dívidas 

O ano de 2020 irá ganhar um capítulo especial na história mundial e deixará em todos que passaram por ele cicatrizes profundas. Entre as milhares de vidas perdidas, também perderam-se milhões na economia. A crise ocasionada pela pandemia do Corona Vírus pegou, de surpresa, a todos e ninguém sairá ileso dela, seja emocional ou financeiramente.

Mas o ano está acabando e para os trabalhadores que receberão seu 13º salário, o gerente financeiro da Cocre, Cooperativa de Crédito do Sistema Sicoob, Felipe Bianchim deixa seis dicas valiosas que vão de quitar dívidas (claro!) até realizar aquele sonho que parecia impossível.

“Se você tem dívidas, comece quitando-as e guarde seu sonho mais um pouquinho na gaveta. O cartão de crédito, cheque especial e empréstimos são os grandes vilões que aos poucos acabam consumindo seu orçamento mensal com a cobrança de juros”, aconselha Felipe.

Outra solução bastante apropriada para os tempos bicudos que estamos vivendo é fazer uma reserva de emergência. “Nunca sabemos quando vamos ter algum imprevisto que será necessária a disponibilização de um recurso extra, como conserto de um carro ou problemas de saúde”, lembra.

Além disso, janeiro está bem ali depois de dezembro, quando já nos endividamos com as compras de Natal e Festas de fim de ano, então guardar um fatia do 13º para as contas do início do ano parece uma excelente ideia. “No início do ano surgem várias despesas como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar e precisamos estar preparados”, resume Felipe.

Agora, se o consumidor quer mesmo mudar a maneira que administra sua vida financeira, pode aproveitar seu 13º salário para fazer suas compras de fim de ano à vista e colocar esta prática na rotina da família. “Dessa forma você poderá obter um bom desconto e irá sobrar dinheiro para realizar outros desejos”, alerta.

Para aquele que não tem dívidas, já consegue fazer suas compras à vista e quer fazer dinheiro com seu 13º, o conselho é o investimento – cada dia mais fácil e mais prático. “Existem inúmeras possibilidades de fazer seu dinheiro render mais (aplicações em renda fixa: RDC, CDB, LCA, LCI; aplicações em renda variável: ações, fundos de investimento; Tesouro Direto e Poupança)”, recomenda Felipe.

Mas o extra do final do ano pode ser sim muito bem aproveitado para a realização de um sonho. “Um sonho dentro do seu orçamento”, brinca Felipe, e completa: “Nada é mais gratificante do que conseguir juntar um dinheiro e poder trocar de carro, fazer a viagem que sempre quis com a família ou com amigos e comprar aquilo que tanto deseja”.

06 dicas do que fazer com o seu 13º Salário neste 2020:

1º Quite ou negocie suas dívidas

2º Faça uma reserva de emergência

3º Guarde dinheiro

4º Pague suas compras à vista

5º Invista parte do recurso

6º Realize sonhos




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 974091519 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário