Portal da Cidade Rio das Pedras

ECONOMIA

14º salário do INSS vai ser liberado em 2022? Veja o que o governo propôs

Após mais um ano sendo iniciado, os aposentados e pensionistas do INSS ainda estão aguardando pelo pagamento do 14° salário

Publicado em 04/05/2022 às 19:27

(Foto: Google Imagens)

O salário extra dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a ser pago. O Governo Federal decidiu antecipar pela terceira vez os repasses do 13º salário. Portanto, surgem dúvidas sobre a liberação do 14º salário.

A proposta do 14º salário, prevista no Projeto de Lei (PL) 4367/20, está em tramitação na Câmara dos Deputados a partir de 2020. Mesmo com o atraso, muitos segurados aguardam a liberação do subsídio emergencial.

No entanto, ao pensar em uma possível liberação do benefício, ainda este ano é necessário analisar alguns pontos. A primeira diz respeito às eleições, que por lei impedem a concessão ou promulgação de quaisquer iniciativas públicas.

Outro fator importante, mas não impossível, refere-se à aprovação do PL no Congresso Nacional e à sanção do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, levaria mais tempo para isso acontecer.

Processamento do 14º salário do INSS

De certa forma, a proposta precisa passar pela aprovação na última Comissão responsável por ser definitivamente aprovada na Câmara dos Deputados. Posteriormente, será necessário que o benefício seja concedido no Senado Federal e, posteriormente, receba a sanção presidencial.

Portanto, é indicado que os segurados do INS estão se desvinculando da expectativa de receber o pagamento do 14º salário, que segue, até o momento, incerto quanto à sua aprovação e liberação ainda este ano.

O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começou a receber a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos começaram com aposentados, pensionistas e outros beneficiários recebendo um salário mínimo. Aqueles que ganham um valor maior terão acesso ao salário extra a partir de 2 de maio.

Quem recebe o 13º salário do INSS?

O benefício é pago aos segurados que recebem os seguintes subsídios:

• Aposentadoria por idade;

• Aposentadoria por tempo de contribuição;

• Aposentadoria por invalidez;

• Aposentadoria especial;

• Pensão por morte;

• Auxílio-doença;

• Auxílio ao acidente;

• Salário maternidade;

• Ajuda de reclusão.

Ressalta-se que o 13º salário não é concedido aos beneficiários que recebem auxílio-doença, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que apesar de ser mediado pelo INSS, não é um benefício previdenciário.




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário