Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

Rotulagem nutricional: Aprenda para evitar erros na hora da compra

Confira as dicas da Nutricionista Amanda Martim

Publicado em 24/04/2023 às 23:34
Atualizado em

Imagem Ilustrativa (Foto: Google Imagens)

É muito importante saber interpretar o rótulo do produto que pretende levar para a casa, ali temos informações muito relevantes, que podem nos auxiliar na decisão de compra, podemos avaliar a qualidade daquele produto, não olhando apenas para as calorias, mas estando atento ao rótulo como um todo, principalmente à lista de ingredientes.

A lista de ingredientes é descrita na forma decrescente, ou seja, dos ingredientes que tem mais para os que tem menos naquele produto, também quanto menos ingredientes na lista, melhor, pois, provavelmente quando a lista é mais extensa contém ali mais aditivos, como corantes, conservantes, acidulantes, emulsificantes... normalmente se você estiver lendo os ingredientes e não souber identificar o que é aquele ingrediente, ali descrito é a adição destes componentes, que auxiliam a indústria a conferir textura, consistência, cor, sabor e durabilidade nos produtos.

Exemplo:
Imagem do site: https://deboradahl.com/2015/04/rotulo-do-pao-integral/

Em um pão integral o primeiro ingrediente, ou seja, o ingrediente predominante deveria ser a farinha de trigo integral e não farinha branca como na imagem da esquerda, observem que o pão à direita sim tem o primeiro ingrediente farinha de trigo integral, porém a lista de ingredientes é maior, contendo mais aditivos químicos.

O consumo de ultraprocessados, assim como o de aditivos químicos deve ser consciente, não fará mal se estiver inserido em um contexto de alimentação equilibrada e saudável, sendo o seu consumo esporádico, ou seja, pode-se consumir de tudo observando a frequência e a quantidade.

Equilíbrio é a palavra-chave sempre!



Agende uma consulta com a Nutricionista Amanda Martim

ATENDIMENTOS:

RIO DAS PEDRAS
Clínica Pró-Med
Rua Francisco Correa de Barros, 563
(19) 3493-2728

SANTA BÁRBARA D'OESTE
Clínica Karen Inácio
Rua José Bonifácio, 763 - Centro
(19) 99493-7878

ATENDIMENTO ONLINE

Agende sua consulta pelo WhatsApp (19) 99493-7878

Facebook | Instagram | WhatsApp | Guia Comercial



🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário