Portal da Cidade Rio das Pedras

Eleições 2026

Bastidores já apontam possíveis pré-candidatos a deputado ligados a Rio das Pedras

Movimentações políticas começam a ganhar força no município com nomes cogitados para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal

Publicado em 15/04/2026 às 21:26

Imagem Ilustrativa (Foto: Gerado por IA)

Com a aproximação das eleições de 2026, o cenário político começa a ganhar movimentação em Rio das Pedras e em toda a região. Nos bastidores, lideranças políticas, partidos e grupos locais já discutem possíveis nomes que podem disputar vagas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ou na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Embora as candidaturas ainda não estejam oficialmente confirmadas — o que ocorre somente após as convenções partidárias — as articulações políticas já começam a se intensificar. Partidos buscam fortalecer suas bases, formar alianças e estruturar projetos eleitorais capazes de ampliar a representatividade da região no cenário estadual e federal.

Entre os nomes comentados nos bastidores políticos está o da ex-vereadora Vanessa Botam (PL), que pode vir a disputar uma vaga como Deputada Federal. Vanessa teve atuação no Legislativo municipal e também disputou a eleição para Prefeita de Rio das Pedras, ocasião em que concorreu contra o atual prefeito Marcos Buzetto, que acabou vencendo o pleito.

Outro nome que vem sendo cogitado é o do atual vice-prefeito Tutinho, que estaria sendo analisado dentro do Republicanos como possível candidato a Deputado Estadual. A eventual candidatura teria como objetivo ampliar a representação política da cidade na Assembleia Legislativa e fortalecer a presença do município no cenário regional.

Também surge nas conversas políticas o nome do advogado Dr. Bonassa, que avalia a possibilidade de disputar uma vaga como Deputado Estadual. Conhecido na cidade, Bonassa tem sido citado por lideranças e apoiadores como um possível nome para representar Rio das Pedras e a região no parlamento paulista.

Durante as especulações políticas iniciais, chegou-se a comentar também sobre uma eventual candidatura do prefeito Marcos Buzetto para deputado. No entanto, essa possibilidade acabou sendo descartada, já que o prazo legal para eventual desincompatibilização do cargo já foi encerrado, o que inviabiliza a participação do atual chefe do Executivo municipal na disputa eleitoral deste ano.

Apesar das movimentações, é importante destacar que todas essas tratativas ainda fazem parte do campo das articulações políticas preliminares, uma vez que as candidaturas oficiais somente serão definidas durante as convenções partidárias.

Caso Rio das Pedras consiga lançar nomes competitivos para deputado estadual ou federal, o município poderá ampliar sua representatividade política e fortalecer a busca por recursos, investimentos e projetos importantes para a cidade e toda a região.

As eleições gerais de 2026 estão previstas para ocorrer em outubro, quando os eleitores brasileiros irão escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Até lá, o cenário político deverá passar por novas movimentações, alianças e definições partidárias.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp