Portal da Cidade Rio das Pedras

PIRACICABA

Senac Piracicaba abre inscrições para o Ensino Médio Técnico

O Senac Piracicaba está com inscrições abertas para matrículas do Ensino Médio Técnico, ofertado em 19 unidades do Estado

Publicado em 13/09/2022 às 20:05

Estudos indicam que a formação técnica integrada amplia as oportunidades de emprego para os jovens que chegam mais preparados profissionalmente e emocionalmente ao mercado de trabalho.

O Senac Piracicaba está com inscrições abertas para matrículas do Ensino Médio Técnico, ofertado em 19 unidades do Estado. Esse formato de ensino é pioneiro na cidade desde 2020, sendo o primeiro em Piracicaba a estar alinhado às novas diretrizes e ofertando os títulos de forma integrada em Informática e, desde o ano passado, Multimídia.

Segundo estudo inédito realizado pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax, e desenvolvido pelo Plano CDE, jovens de 18 a 27 anos, com diploma de ensino técnico têm mais oportunidades de emprego formal e mais chances de evolução na carreira do que aqueles que possuem apenas o ensino médio regular completo. Cerca de 81,1% dos jovens com essa formação nessa faixa etária estão empregados, ante 76,8%.

É o caso de Gustavo Garcia Leal, estudante do 3º ano que iniciou os estudos na instituição em 2020 no Ensino Médio Técnico em Informática. Na época, o novo ensino médio ainda não era uma obrigatoriedade, mas ele, por curiosidade, quis saber como seria cursar o ensino médio integrado a um curso técnico.

“Como o mundo está se moldando para a área de tecnologia, quis saber como eu lidaria com essa área. Antes de entrar no Senac eu não pensava em seguir carreira em TI, peguei o gosto mesmo foi estudando e conhecendo melhor”, conta Gustavo. 

A cada ano, os alunos estudam e recebem uma certificação referente ao conteúdo do ensino técnico abordado naquele período. Foi o que abriu as portas para Gustavo ser contratado como estagiário numa empresa de segurança da informação. Ele compõe o time de detecção de ameaças há seis meses, aplicando diariamente todo aprendizado que obteve na escola. “Utilizo no meu dia a dia principalmente o conteúdo do segundo ano, Técnico em Redes de Computadores, que na minha área é fundamental, e é uma das certificações que recebemos durante o curso”, explica.

Para Mauro de Nardi Costa, gerente em exercício do Senac Piracicaba, além de ser uma das etapas formativas de maior relevância na vida dos jovens, este período é, também, o momento em que os jovens começam a ter contato e buscam as primeiras experiências no mundo do trabalho.

“O Ensino Médio integrado ao curso técnico, traz uma oportunidade única em sua proposta, pois além de passar por todas as áreas de conhecimento que compõe a Base Nacional Comum Curricular, desenvolve as competências técnicas necessárias para que possa conseguir um emprego após término dos três anos, ou ainda, consiga um estágio já mesmo durante o curso”, explica Mauro.

Para garantir a vaga, basta acessar o site do Senac Piracicaba para realizar o preenchimento do formulário on-line. Caso prefira, a família pode agendar uma visita à unidade e conhecer de perto os ambientes educacionais.

Ensino pioneiro e inovador

Esse formato é proposto pelo novo ensino médio, aprovado em uma lei de 2017, que passou a valer no início deste ano.

O curso se preocupa com a formação técnica e cidadã do estudante, proporcionando uma maior autonomia e desenvolvimento de competências alinhadas ao mundo do trabalho. Além disso, os jovens passam por uma sólida preparação para grandes provas, como o Enem e vestibulares, e situações de ensino-aprendizagem que possibilitam soluções de questionamentos da vida cotidiana.

Mauro explica que, além do desenvolvimento das áreas de conhecimento totalmente integradas às competências da formação técnica, os períodos letivos são transpassados por dois projetos, sendo um de vida e outro profissional. “Essa possibilidade de conceber, criar e realizar dois projetos por ano, é um dos grandes diferenciais da proposta, pois além de trazer sentido e utilização prática dos conhecimentos, desenvolvem competências técnicas e comportamentais, ou seja, as tão valorizadas soft skills que o mercado de trabalho busca em seus futuros funcionários”, finaliza.

Serviço:

Senac Piracicaba
Endereço: Rua Santa Cruz, 1148 - Bairro Alto, Piracicaba/SP
Inscrições: www.sp.senac.br/senac-piracicaba

Fonte:

Deixe seu comentário