Portal da Cidade Rio das Pedras

NOVIDADE

Flor de Lis Farmácia de Manipulação implanta seu 1° consultório farmacêutico

Confira na matéria todas as informações sobre o novo consultório em Rio das Pedras, projetado pela Dra. Samanta Guidolim Kairalla

Publicado em 10/04/2024 às 16:34
Atualizado em

O consultório está localizado na própria farmácia Flor de Lis

A Farmácia de Manipulação Flor de Lis, de Rio das Pedras, anuncia uma super novidade: a implantação de seu primeiro consultório farmacêutico, que já está em pleno funcionamento.

A  Farmacêutica Responsável é a Dra. Samanta Guidolim Kairalla. Ela é especialista em Farmácia Magistral com ênfase em Dermocosméticos, Farmácia Clínica e Hospitalar, Homeopatia, Controle do Tabagismo, Farmácia Estética e Endocrinologia, Metabologia e Obesidade . Dra. Samanta é proprietária da Farmácia de Manipulação e Homeopatia Flor de Lis desde 2013 em Rio das Pedras -SP, e é ela quem atua em seu Consultório Farmacêutico.


Para tirar as dúvidas e explicar melhor aos seus pacientes como funciona o atendimento no consultório, a Dra. Samanta responde todas as perguntas:


O que é o consultório farmacêutico?

O consultório farmacêutico é uma realidade cada vez mais presente, sendo uma das especialidades farmacêuticas que vem atraindo mais adeptos a cada dia. Podemos como profissional de saúde fazer atendimento ao paciente dentro de um consultório preparado especificamente para esta atividade, seguindo as orientações vistas na legislação. Através desta possibilidade podemos ajudar a transformar vidas, trabalhando para promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças. Através da consulta farmacêutica é possível fazer educação em saúde, promover o uso racional de medicamentos e suplementos, otimizar a farmacoterapia e alcançar metas específicas traçadas durante a consulta com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Além disso, também é possível realizar a prescrição de medicamentos e encaminhamento para exames médicos.


Como funciona o consultório farmacêutico?

Farmacêuticos podem trabalhar com consulta farmacêutica de forma presencial através de um consultório independente ou, se preferirem, podem fazer o atendimento em consultório dentro de farmácias ou clínicas. É possível a modalidade de atendimento ao paciente também pelo ambiente virtual prevista na Resolução 727/2022 – que dispõe sobre a regulamentação da Telefarmácia. Esta resolução abriu muitas portas a todos que estão iniciando seus atendimentos, pois é possível começar sem um grande investimento de estrutura física. Contudo não podemos esperar que apenas a base que recebemos na faculdade será o suficiente para atender na clínica. Precisamos de muita disciplina e estudo visto que além de todo o conhecimento como profissional farmacêutico para o atendimento ao paciente, iremos precisar de várias outras habilidades para que possamos tornar sustentável esta atividade. Necessário saber se comunicar, ouvir, ter empatia e manter sigilo das informações recebidas. Buscar um atendimento de qualidade com encantamento e focar sempre no bem-estar de quem nos confiou a sua vida em nossas mãos.


Quais são os objetivos do consultório farmacêutico?

Maior objetivo do consultório farmacêutico na minha visão é poder oferecer saúde de forma integrativa e funcional a todos. O farmacêutico muitas vezes é a porta de entrada para a população que precisa de cuidados à saúde – é na farmácia ou drogaria que boa parte das pessoas buscam auxílio primeiramente. Podemos ajudar a mudar a idéia que precisamos nos consultar quando estamos doentes, na realidade é preciso cuidar da nossa saúde dia após dia, evitando que a doença chegue. Isso pode ser feito dentro do consultório farmacêutico através do nosso conhecimento, de diversas técnicas e ferramentas clínicas, inclusive utilizando interpretação de exames laboratoriais e suplementação para faltas nutricionais. Temos a chance de realmente fazer a diferença trabalhando todos os pilares essenciais quando temos uma visão holística e funcional do ser humano como qualidade do sono, gerenciamento do estresse, vida social, inteligência emocional, contato com a natureza, escolhas alimentares melhores. Podemos usar fitoterapia, floralterapia, homeopatia, entre tantas outras possibilidades. Além disso podemos trabalhar em conjunto em casos pontuais, encaminhando o paciente para uma nutricionista, psicólogo, cardiologista, endocrinologista, enfim qualquer profissional que seja necessário o atendimento ao paciente. Ter um atendimento mais aprofundado nas farmácias ou consultórios independentes pode trazer muito mais saúde e qualidade de vida a população em geral, nosso papel é de grande responsabilidade e é preciso aproveitar este momento para nos capacitarmos ainda mais e atender aos nossos pacientes com uma visão integrativa, onde vemos o paciente como um todo. Não podemos virar apenas profissionais que tratam sintomas, mas sim precisamos tratar as causas e sermos profissionais da saúde, não da doença.


Quais maiores desafios relacionados ao consultório farmacêutico?

O que vejo muito ainda é que estamos tímidos, muitos profissionais com medo de iniciar, não se sentindo seguros para atender na clínica. Uma idéia para quem está vivenciando esta situação é se especializar em uma única área para iniciar suas atividades e assim ir abrangendo aos poucos outros tipos de pacientes da sua cidade, e depois ir estudando outras áreas . A atualização contínua através de cursos, leitura de artigos científicos e troca de experiências com profissionais da área, além de necessária, fará com que seu consultório tenha grande valor perante os pacientes e isto é garantia de sucesso e continuidade. Ideal é sermos nosso próprio paciente, colocarmos em prática em nossa vida primeiro tudo que vamos orientar e cobrar dos pacientes pois assim realmente desenvolveremos nosso autoconhecimento e empatia. Podemos usar o recurso da empatia para pensar como seria a consulta dos nossos sonhos, como você gostaria de ser atendido? Você está trazendo para a sua consulta este sentimento ou está apenas fazendo mais do mesmo? Cabe a reflexão.


Onde fica o consultório farmacêutico?

O consultório está localizado na própria farmácia Flor de Lis, na Rua Doutor Moraes Barros, 209, no Centro de Rio das Pedras.


Para estar por dentro de todas as novidades e para consultar os valores e demais informações sobre consultas, fique atento no Instagram da Flor de Lis Farmácia de Manipulação ou entre em contato através do telefone: (19) 98282-4469. 


CONFIRA UM RECADO DA DRA. SAMANTA GUIDOLIM KAIRALLA:


Fonte:

Deixe seu comentário