Portal da Cidade Rio das Pedras

ALERTA!

Confirmados 34 casos de dengue na cidade de Rio das Pedras

Segundo a Secretaria da Saúde foram registrados 231 notificações de casos de dengue, sendo que 34 foram positivos

Publicado em 27/07/2019 às 06:20
Atualizado em

Todos contra a dengue, faça sua parte! (Foto: Divulgação)

Secretaria da Saúde confirmou nesta semana que foram registrados 231 notificações de casos de dengue, sendo que 34 foram confirmados como positivos.

No mesmo período de 2018, haviam sido notificados 18 casos suspeitos, porem, nenhum deles foram confirmados com positivos. 

Para combater os criadouros do mosquito, a Secretaria da Saúde tem realizado arrastões para recolher materiais inservíveis, pois, estes materiais podem acumular água parada e se torna um criadouro da dengue.

A Secretaria da Saúde junto com a Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, pedem a colaboração da população para que façam a limpeza correta e periódica em possíveis locais de criadouro da dengue.

Elimine os criadouros – Entre os principais criadouros, estão caixas d’água e outros reservatórios de água (que devem estar devidamente tampados), calhas que podem estar entupidas por folhas ou outro tipo de sujeira, pneus em locais abertos, garrafas que devem ser colocadas com a boca virada para baixo, ralos e canaletas que devem ser limpas periodicamente, bandejas de ar-condicionado e geladeiras, pratos de vasos de plantas que devem conter areia ou serem limpos semanalmente, plantas e árvore como bambu e bromélias que podem acumular água, baldes que devem ser deixados com a boca virada para baixo, lonas usadas para cobrir objetos que devem estar esticadas, piscinas que devem se manter limpas, demais objetos que podem acumular água como tampas de garrafa, folhas secas e brinquedos. 

A orientação para eliminar os focos é lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha; jogar as larvas na terra ou no chão seco; para grandes depósitos de água para consumo humano é necessária a aplicação do larvicida; em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar destinação adequada, deve-se colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal.

Tampar e lavar reservatórios de água são ações importantes para o combate ao Aedes aegypti. A limpeza deve ser periódica com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guarda-los de cabeça para baixo. Esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano em ambiente seco. A água sanitária também pode ser utilizada no combate às larvas, desde que não seja utilizada em recipientes usadas para armazenamento de água para consumo humano e de animais.

Informações extraídas do Jornal O Verdadeiro e Secretaria de Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário